Contactores energeticamente eficientes, universais e de confiança
robótica
94
TME – Transfer Multisort Elektronik Sp. z o.o. Tel.: +48 426 455 444 · Fax: +48 426 455 470 export@tme.eu · www.tme.eu
informação técnico-comercial
A empresa ABB é conhecida, mundialmente, como um fabricante de equipamentos fiáveis para a energia elétrica, robótica e automação. Esta empresa atribui uma grande importância à investigação e desenvolvimento, e os seus produtos distinguem-se pela sua alta qualidade.
A empresa ABB fabrica equipamentos elétricos com excelentes caraterísticas técnicas e elevados valores de utilidade. A empresa é especialista, entre outros, nos equipamentos de controlo eletrónico. O controlo eficaz de equipamentos é especialmente importante na construção e na indústria. Aos dispositivos eletrónicos exige-se, obrigatoriamente, fiabilidade e segurança de operação sem interferências. Qualquer alteração ou avaria das máquinas provoca custos muito elevados. Os contactores são os principais atuadores de controlo de cargas trifásicas e são usados em muitas aplicações: para controlar motores, aquecedores, ventiladores, condicionadores de ar, bombas, equipamentos de elevação, sistemas de iluminação, sistemas de correção do fator de potência, entre outros. O princípio de funcionamento dos contactores não mudou durante quase uma centena de anos, demonstrando a intemporalidade da sua conceção.
SÉRIE B, MINICONTACTORES ABB Na oferta da ABB estão disponíveis muitos tipos de contactores destinados a diferentes aplicações. Entre estes estão os minicontactores, definidos como Série B. Estes minicontactores são desenhados para
automação, sistemas de distribuição de energia). São silenciosos e possuem caixas que protegem contra o contacto. As bobinas dos contactores estão disponíveis em duas variantes – com ou sem endereçamento integrado.
controlar cargas de 11 kW a 13,8 kW na categoria AC1 e 4 kW a 5,5 kW em AC3. Os minicontactores, apesar do seu tamanho pequeno, são duráveis, fiáveis e flexíveis na sua utilização. Podem ser utilizados, por exemplo, para controlar a iluminação e o ar-condicionado, instalações elétricas em saunas e lavagens de carros, bem como em máquinas de costura de uso doméstico e industrial. Podem ainda ser utilizados em portas automáticas e pequenos compressores, bombas e componentes para controlo em estufas. Deve ser sublinhado que os minicontactores da Série B da ABB encontram-se entre os minicontactores mais planos e compactos disponíveis no mercado, com bobinas de controlo de muito pouca energia. Podem inclusive ser controlados por correntes de saída ineficientes de PLC sem relé intermédio.
CONTACTORES DA SÉRIE AF DA MARCA ABB Vale a pena notar que existem aplicações onde a potência entregue à carga deve ser muito maior do que no caso das Séries B e ESB, e se o sistema operativo for extenso são necessárias soluções para facilitar a construção do sistema de controlo. Nesses casos, a solução é a Série AF que pode proporcionar capacidades muito maiores, é mais versátil e tem um grande número de acessórios para facilitar a utilização e a criação de sistemas de controlo complexos. Os contactores AF são concebidos para controlar correntes de 10 a 2650 A na categoria AC3 em motores elétricos e numa ampla gama de cargas CC e CA. Representam o número otimizado de elementos do sistema operativo para o controlo das aplicações mais exigentes.
CONTACTORES DE INSTALAÇÃO ESB Outro grupo de contactores fabricados pela ABB são os contactores de instalação montados em calha DIN, disponível sob o nome de ESB. A sua forma e dimensões são típicas dos dispositivos de instalação. Estes dispositivos são ideais para uma utilização na construção de sistemas de automação. São utilizados no espaço industrial e de escritório, para controlar cargas com potência inferior a 40 kW na categoria AC1, tais como lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes, aquecedores por convecção, baterias, sistemas de controlo, fornos, secadores, e outros. Operam em pequenos motores até 15 kW em AC3 (ventilação, ar-condicionado, bombas, sistemas de
UNIVERSALIDADE DA SÉRIE AF Graças à investigação realizada pela ABB na Série AF foi utilizada uma abordagem inovadora para o desenho dos contactores. Esses estudos incluíram equipamentos e componentes usados na indústria elétrica, e tiveram em conta os últimos desenvolvimentos em matéria de segurança, materiais utilizados e eletrónica. Os engenheiros da ABB, cuja prioridade é o desenvolvimento contínuo dos seus produtos, conseguiram construir contactores com apenas quatro tipos de bobinas de condução para os contactos da câmara, o que significa que a seleção dos contactos AF tem uma tarefa mais fácil. Trabalham tanto com tensão nominal como alternada. Podem ser forne-