Autorização de acesso e seleção do modo de funcionamento agora modular: fusão de Safety e Security

Page 1

Autorização de acesso e seleção do modo de funcionamento agora modular: fusão de Safety e Security

robótica

Pilz Industrieelektronik, S.L. Tel.: +351 229 407 594 info@pilz.pt · www.pilz.pt

94

case study

Com o PITmode fusion, a Pilz oferece um sistema de seleção de modo funcionamento e de autorização de acesso de estrutura modular. O sistema modular é caraterizado pela sua maior flexibilidade para a seleção funcional e segura do modo de funcionamento, e o controlo da autorização de acesso a máquinas e instalações.

Assim o PITmode fusion permite uma gestão eficiente da seleção do modo de funcionamento e da autorização de acesso, respondendo às necessidades de proteção das pessoas (Safety) e dos dados sensíveis da máquina (Security). O novo PITmode fusion da Pilz é formado pela unidade de leitura PITreader com tecnologia RFID e servidor web integrado, e uma unidade de avaliação segura Safe Evaluation Unit (SEU). Graças à sua estrutura modular, o PITmode fusion pode ser integrado individualmente no design das consolas de comando existentes, e assim é possível utilizar as botoneiras já existentes, proporcionando aos utilizadores uma melhor utilização. Os equipamentos PITmode são aplicados em máquinas e instalações nas quais é preciso alternar entre diversas sequências de controlo e modos de funcionamento.

ACESSO APENAS COM AUTORIZAÇÃO! Os utilizadores autorizados recebem, numa chave de transponder RFID codificada, a permissão para a tarefa a realizar na

máquina adequada à sua função. É possível definir até 5 modos de funcionamento, por exemplo operação automática, intervenção manual sob condições restritas, ou modo de serviço. A chave é inserida na consola de comando, a SEU identifica o modo de funcionamento específico e o PITreader comuta de forma funcionalmente segura. Assim evitam-se acidentes, utilizações incorretas e manipulações e os utilizadores beneficiam da maior disponibilidade das suas máquinas.

SECURITY PLUS As chaves RFID são lidas e programadas no PITreader. Para aumentar a proteção contra manipulações, podem ser codificadas com as PITreader programadas especificamente para a empresa em causa, atribuindo às chaves uma assinatura protegida por password. Por isso as chaves que não foram codificadas especificamente para essa empresa não permitem o acesso. E com as chaves RFID e a PITreader é possível realizar uma gestão de autorização baseada em grupos, e neste caso as diversas permissões são

atribuídas a grupos com os mesmos direitos de acesso, em vez de utilizadores individuais. Para as empresas com várias localizações, inclusive internacionalmente, isso simplifica a atribuição e a administração das autorizações de acesso. O esforço administrativo é poupado reduzindo também o dispêndio de tempo.

ABERTURA PARA FUTURAS TAREFAS Além da autorização de acesso e da seleção do modo de funcionamento é possível realizar uma multiplicidade de funções com o PITmode fusion. Pode ser uma atribuição simples, que substitui o comutador com chave na consola de comando, ou, uma autorização de acesso para funções parciais da máquina. E é possível criar uma matriz de autorização complexa e hierárquica com diferentes grupos e direitos na área livre do utilizador. Essas funções são reunidas na chave RFID substituindo as chaves mecânicas, ou, os cartões de acesso adicionais. Isso facilita o manuseio para os utilizadores.

VERSÕES PARA FLEXIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO Além das variantes modulares, o PITmode está disponível noutras 2 versões. Como um aparelho compacto all-in-one, o PITmode tem teclas para a seleção do modo de funcionamento e uma SEU, possibilitando uma instalação que otimiza o espaço. A unidade de leitura PITreader pode ser utilizada para o controlo das autorizações de acesso e, é especialmente flexível, como equipamento autónomo, ou, em conexão com um controlador da Pilz como o mini-controlador configurável PNOZmulti, ou, o sistema de automação PSS 4000. O PITmode e o PITmode fusion permitem a seleção do modo de funcionamento e a autorização de acesso seguros até PL d.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.