Sistema de robot móvel conhece a BionicSoftHand 2.0
Festo – Automação, Unipessoal, Lda. Tel.: +351 226 156 150 · Fax: +351 226 156 189 info.pt@festo.com · www.festo.pt
A mudança industrial exige um novo tipo de interação entre pessoas, máquinas e dados. No futuro, operadores e robots trabalharão cada vez mais próximos. É por isso que a Festo tem trabalhado intensamente em sistemas que, por exemplo, podem aliviar pessoas de atividades monótonas ou perigosas e, ao mesmo tempo, sem riscos. A Inteligência Artificial desempenha um papel central aqui. A BionicMobileAssistant é um protótipo de um sistema de robot que se move independentemente em três dimensões e pode identificar objetos, agarrar-se de forma adaptável e trabalhar em conjunto com seres humanos.
robótica
90
informação técnico-comercial
BionicMobileAssistant como auxiliar autónomo em montagem e intralogística
Todo o sistema, desenvolvido em colaboração com a ETH Zurich, possui um design modular e consiste em 3 subsistemas: um robot móvel, um braço de robot elétrico e o BionicSoftHand 2.0. A pinça pneumática, apresentada pela Festo em 2019, é inspirada na mão humana.
BIONICSOFTHAND 2.0: BASEADA NA MÃO HUMANA A mão humana – com sua combinação única de força, destreza e habilidades motoras finas – é um verdadeiro milagre da natureza. Para permitir que a BionicSoftHand 2.0 realize os movimentos da mão humana de maneira realista, tecnologia de válvula compacta, sensores, componentes eletrônicos e
componentes mecânicos são integrados nos espaços mais apertados. Os dedos e o polegar oponente são constituídos por estruturas flexíveis de fole com câmaras de ar, cercadas por um tecido de malha firme, porém flexível. Isso torna a mão leve, adaptável e sensível, mas capaz de exercer forças fortes. Os dedos pneumáticos são acionados por um terminal de válvula compacto com válvulas piezo, montadas diretamente na mão.
DESENVOLVIMENTO ADICIONAL DA BIONICSOFTHAND COM RAIO DE AÇÃO OTIMIZADO Para aumentar a capacidade de manobrabilidade do polegar e do dedo indicador em comparação com a primeira
versão da BionicSoftHand, os desenvolvedores aumentaram bastante o alcance do giro lateral de ambos os dedos. Como resultado, agora trabalham bem juntos e agarram com grande precisão. Graças a um pulso impresso em 3D com dois graus de liberdade, a mão também pode mover-se para a frente e para trás, bem como para a esquerda e para a direita. Isso significa que também é possível segurar com um raio apertado.
GARRA COM DEDOS SENSÍVEIS Para aumentar a estabilidade dos dedos, as câmaras de ar agora contêm dois elementos estruturais que agem como ossos. Para cada dedo, um sensor de flexão com dois segmentos determina as posições das pontas dos dedos. A mão também usa uma luva com sensores de força tátil na ponta dos dedos, na palma da mão e nos lados externos da mão do robot. Isso permite que ele sinta a natureza do item a ser agarrado e adapte a sua força de agarramento ao item em particular – assim como as pessoas fazem.
DETEÇÃO DE OBJETOS USANDO UMA REDE NEURAL Além dos sensores táteis, a mão possui uma câmara de profundidade no interior do pulso para detetar visualmente os objetos. Ao usá-la, a mão do robot pode detetar e segurar uma variedade de objetos, mesmo se estiverem parcialmente cobertos. Uma vez que a mão foi treinada corretamente, ela pode usar os dados coletados para avaliar os objetos e distinguir bom de ruim, por exemplo. As informações são processadas por uma rede neural, que foi previamente treinada com o auxílio do aumento de dados.