CRX-10iA, o companheiro ideal para trabalhar numa fábrica
robótica
FANUC Iberia S.L.U. – Sucursal em Portugal Tel.: +351 220 998 822 info@fanuc.pt · www.fanuc.pt
88
informação técnico-comercial
O novo robot colaborativo da FANUC oferece fiabilidade e segurança, é fácil de programar e é uma solução válida para diversas aplicações.
A nova geração de robots colaborativos da FANUC já chegou. Depois de apresentar os primeiros protótipos do CRX-10iA na feira IREX, Tóquio (em dezembro de 2019), as primeiras unidades começam a chegar aos showrooms das subsidiárias europeias da empresa. As principais características do CRX-10iA são a segurança, a facilidade de utilização e a máxima fiabilidade.
noite ou aos fins de semana, quando o robot pode executar tarefas sem ter pessoas na sua zona de trabalho. Um indicador luminoso no robot indica qual o modo ativo em cada momento. Sensores adicionais podem ser usados para mudar de velocidade standard para velocidade colaborativa quando alguém entra na zona de segurança do robot. O CRX-10iA, que pesa apenas 40 kg, mais o seu controlador que pesa 20 kg, podem ser transportados à mão até ao local de instalação. O novo tablet de programação oferece uma interface de utilizador intuitiva e é possível programar usando a função “drag and drop”, permitindo que novos utilizadores criem programas com passos simples. Também é possível fazer e gravar sequências de movimento utilizando o sistema de hand guidance. Para programadores experientes em robots FANUC, existe a opção de ter o Teach Pendant no tablet.
O departamento de I&D da FANUC prestou especial atenção à segurança no desenvolvimento deste robot. O CRX-10iA para ao mínimo contacto com uma pessoa e, se tocar num objeto duro, o robot afasta-se automaticamente dele. Os operários também podem mover manualmente 3 dos 6 eixos do robot (no sistema Push to Escape). Além disso, o seu design leve e elegante protege contra entalamentos, tornando-o o companheiro ideal para os trabalhadores de uma fábrica. O CRX-10iA é certificado pela norma de segurança ISO 10218-1.
A VELOCIDADE DEPENDE DO MODO DE TRABALHO Para que o robot ofereça a máxima fiabilidade, pode trabalhar em modo colaborativo a uma velocidade máxima de 1000 milímetros por segundo, bem como em modo standard a uma velocidade de até 2000 milímetros por segundo. A mudança de modo colaborativo para modo standard é muito útil, por exemplo, à
ATUALIZAÇÕES REGULARES DE SOFTWARE Os clientes terão a possibilidade de atualizar o software robot da FANUC e ampliá-lo com várias aplicações. Para a integração de pinças, sensores ou câmaras, a FANUC fornece kits de desenvolvimento de software que permitem uma conexão rápida e fácil a acessórios de terceiros. O CRX-10iA também cumpre os mais elevados padrões de qualidade em