no ano em que celebra 30 anos de atividade, o CBE renova-se e cria uma Delegação em Lisboa

Page 1

espaço cbe

no ano em que celebra 30 anos de atividade, o CBE renova-se e cria uma Delegação em Lisboa

CBE – Centro da Biomassa para a Energia Sede: Valfeijão – Zona Industrial 1MVERHE HS 'SVZS Delegação Lisboa: %Z HI 3YXYFVS ERHEV 0MWFSE geral@centrodabiomassa.pt www.centrodabiomassa.pt

6

O Centro da Biomassa para a Energia, no âmbito da sua atividade de promoção da FMSQEWWE TEVE ½RW IRIVgéticos, é uma associapnS XqGRMGE I GMIRXu½GE dedicada à quantificação, otimização e valorização deste recurso, dispondo nesta área de um conjunto de quadros internos e de especialistas junto dos seus associados, que permite dar garantias de enorme qualidade e competência, não só no domínio da biomassa, mas também em áreas que concorrem para este mercado, como a energia e, em particuPEV E FMSIRIVKME EW ¾SVIWXEW I E ½PIMVE ¾SVIWXEP S GPMQE I S EQFMIRXI IRXVI SYXVEW O CBE tem, atualmente, competências e atribuições que lhe permitem posicionar-se como uma instituição de referência no domínio da transferência de tecnologia e de conhecimento entre os setores referidos anteriormente. Estas competências têm vindo a ser exercidas através da Unidade de Biomassa (UB.CBE). Para além destes aspetos, o CBE tem desenvolvido competências na área laboratorial, em especial na área dos biocombustíveis sólidos, contando atualmente com um Laboratório Especializado em Biocombustíveis Sólidos (LEBS.CBE), acreditado pelo IPAC para a realização de uma série extensa de ensaios físico-químicos de acordo com as Normas Europeias e Internacionais aplicáveis. O CBE, cuja sede é em Miranda do Corvo, tem em vias de instalação uma Delegação em Lisboa, vocacionada para a cooperação institucional e a promoção de projetos de biomassa, denominada Gabinete para a Cooperação Institucional na Biomassa, que integra uma Unidade para o Desenvolvimento de Projetos (UDP.CBE). O CBE reúne entre os seus associados quer os principais agentes económicos, com intervenção no setor da biomassa para a energia, quer as entidades da Administração Pública com responsabilidade neste setor. O seu Conselho de Administração, presidido pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), integra ainda a Bioelétrica da Foz, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), a Associação da Indústria Papeleira (CELPA), o Centro PINUS e a Associação dos Produtores de Energia e Biomassa (APEB).

O CBE tem, atualmente, competências e atribuições que lhe permitem posicionar-se como uma instituição de referência no domínio da transferência de tecnologia e de conhecimento.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.