Sistemas AOI de alta precisao com solucao de armazenamento NVMe

Page 1

Sistemas AOI de alta precisão com solução de armazenamento NVMe

robótica

84

RUTRONIK Elektronische Bauelemente GmbH Tel.: +351 252 312 336 · Fax: +351 252 312 338 rutronik_pt@rutronik.com · www.rutronik.com

Tobias Zilly Product Sales Manager Embedded Boards & Systems

informação técnico-comercial

Os sistemas AOI (Automatic Optical Inspection) permitem verificar módulos com um ou dois lados, simultaneamente de cima e de baixo (SMD/THT), no processo de produção em curso.

O processo é particularmente eficiente em termos de tempo, manuseamento e custos, tanto em linhas de produção totalmente encadeadas como em funcionamento isolado. O seu processador não só tem de oferecer um elevado desempenho como também de satisfazer as exigências industriais. Os sistemas AOI atuais executam num processo de produção em curso toda uma série de verificações abrangentes e detalhadas dos dados de imagens captados, como: t Verificação da presença e polaridade de componentes THT e SMD; t Verificação de ângulos de colocação de 0 – 360°; t Posição exata dos componentes (deslocamento, ângulo); t Verificação de soldaduras em todos os componentes (SMD e THT); t Teste a curto-circuitos (pontes de soldadura); t Reconhecimento de caracteres de componentes; t Teste de ecrã (Dot-Matrix, Multisegment, LCD, LED); t Leitura de códigos de barras através de câmara; t Verificação de componentes/inspeção de primeira peça.

Para este efeito são necessárias uma ou várias unidades de cálculo potentes. Numa construção múltipla, estas asseguram um processamento verdadeiramente em paralelo dos dados dos testes recolhidos, que são reunidos automaticamente, otimizando desta forma a gestão da reparação das amostras. Para uma velocidade de teste elevada, no momento da captação e exposição, os módulos de captação têm de ser ajustados e comandados de forma otimizada e inteligente. Em termos de uma integração do sistema AOI numa produção inteligente, que segue os aspetos da Indústria 4.0, de certo modo a unidade de cálculo deve seguir os padrões clássicos das TI. Para apoiar a rede de produção, bem como a rede informática clássica, é vantajoso dispor de pelo menos dois acessos à rede redundantes, para uma elevada segurança contra falhas. Para satisfazer as exigências de desempenho em termos de CPU-Computing e de GPU-Performance é necessária uma plataforma de estação de trabalho com uma CPU à altura e uma placa gráfica industrial. Como os sistemas AOI geralmente são utilizados durante um longo período de tempo, a plataforma deve dispor de uma disponibilidade de longo prazo e de uma estabilidade de revisão.

A Fujitsu Extended Lifecycle Mainboard D3348-B satisfaz todas estas exigências. A nova versão B2 da placa, incluindo Extended Lifecycle, está disponível até ao fim de 2018 e, desta forma, durante mais tempo do que a maioria das outras placas-mãe existentes no mercado com o chipset Intel™ C612. A acrescentar um rigoroso controlo de revisão e um Lifecycle Management profissional, que inclui também ECNs para alterações de BIOS. Equipada com os novos processadores Broadwell-E e com a riser card Dual M.2 D3352-A2 opcional com suporte para NVMe, a nova placa-mãe permite um desempenho sensivelmente superior.

NOVO NÍVEL DE DESEMPENHO COM NVME O NVMe (NVM Express) é uma especificação de interface para a ligação de memórias de massa não voláteis (nonvolatile memory – NVM) – SSDs em tecnologia Flash – via PCI Express. O NVMe foi desenvolvido de raiz para permitir tirar partido da baixa latência e dos acessos em paralelo dos SSDs PCI Express e complementar o paralelismo de CPUs, plataformas e aplicações. Tal não era possível com o AHCI (Advanced Host Controller Interface) porque esta especificação tem a sua origem numa época em que os sistemas de armazenamento ainda se baseavam num disco magnético rotativo (drive de disco rígido) e eram nitidamente mais lentos. Por isso, o AHCI não pode tirar todo o proveito das possibilidades dos SSDs. Em contrapartida, o NVMe permite tirar partido do paralelismo do hardware e software anfitrião, e assim controlar filas de comandos maiores, um processamento de interrupções mais eficiente, menos acessos aos registos que não possam ser guardados em cache, paralelismo e threads ilimitados e maior eficiência a 4 kb e, em última análise, um aumento do desempenho em diversas áreas. Isto torna o NVMe interessante, sobretudo para sistemas AOI que têm de processar muitos dados, por exemplo,


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.