M&M Engenharia Industrial, Lda. Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338 info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt
Automatizando os seus processos! A Bilfinger GreyLogix, com sede em Flensburg, Alemanha, começou agora a trabalhar com o EEC One da Eplan, reduzindo para metade o tempo necessário para a criação de esquemas.
ser fortes na gestão de projetos e processos. Queremos oferecer valor adicional aos nossos clientes: proceder e trabalhar de forma mais inteligente. Este é um objetivo para o qual trabalhamos continuamente.”
robótica
84
informação técnico-comercial
Esquemas em metade do tempo De que forma um fabricante de armários de controlo complexos pode conseguir vantagens competitivas?
Figura 1. O desenho da montagem é processado por especialistas orientados para a prática. Figura 3. Thomas Besser (à esquerda), Responsável
Com 650 colaboradores, a GreyLogix está entre os maiores especialistas na criação de soluções em tecnologia de automação. Há quinze anos nesta área de negócio, a empresa é especializada em grandes projetos de tecnologia de automação que exigem conhecimentos de engenharia e também um know-how específico da indústria. É, por esse motivo que as equipas de desenho estão organizadas em várias unidades comerciais, em que cada uma se concentra em segmentos de mercado específicos, como as indústrias do óleo e gás, alimentar e bebidas e química/farmacêutica.
de Equipa do Centro de Excelência CAE da Bilfinger GreyLogix, explica que “podemos gerar 50 a 60% do projeto com a ajuda deste processo de desenho automatizado.”
mesmo para o controlo de fábricas e centrais elétricas na sua totalidade.
O Eplan Engineering Configuration One (EEC One) é uma recente inovação a juntar às ferramentas que a GreyLogix utiliza na área da engenharia elétrica. O software permite que os esquemas sejam gerados automaticamente, com base numa interface Excel. Para isso é necessária uma abordagem específica: o utilizador introduz parâmetros básicos numa tabela como a tensão, por exemplo. Em seguida seleciona componentes numa lista configurada individualmente, como ‘motor 75 kW’, pressiona o botão “configuração” e recebe os diagramas de cablagem.
“Não temos qualquer projeto padrão, por isso também não existe nenhuma curva de aprendizagem”, refere Thomas Besser, Responsável de Equipa no Centro de Excelência CAE. “Isso torna os conhecimentos e a experiência ainda mais importantes.” Este conceito aplica-se à programação, que representa a maior parte do trabalho, mas também ao desenho elétrico e à engenharia de armários de distribuição. A GreyLogix sempre se baseou num elevado grau de automação: “reconhecemos muito cedo que temos de
O TRABALHO PRELIMINAR COMPENSA O diagrama ainda necessita de alguns ajustes individuais mas garante uma boa base e poupa bastante tempo. Thomas
Figura 2. A pro GreyLogix cria e constrói armários de controlo para grandes projetos de automação, até