Como a mecatrónica pode significar uma redução nos custos de produção
robótica
78
EPL – Mecatrónica & Robótica Tel.: +351 210 997 456 info@epl-si.com · www.epl-si.com
case study
Num comparativo realizado pela IAI sobre um sistema mecatrónico ROBO Cylinder e um sistema pneumático, o facto de no sistema mecatrónico haver um melhoramento do tempo de ciclo, como as principais causas de paragem temporária não se colocam, isso permite também uma redução nos custos de produção.
COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS MECATRÓNICOS E PNEUMÁTICOS A marca japonesa IAI é um exemplo perfeito de um fabricante que, na sua oferta, conjuga de forma exímia os componentes mecatrónicos, com uma vasta solução de gamas de componentes elétricos e mecânicos em prefeita harmonia. A IAI é, hoje em dia, uma referência também junto da indústria portuguesa, com uma presença de mais de 10 anos e um unânime índice de fiabilidade. Existem inúmeras vantagens na utilização de sistemas mecatrónicos. Os custos de produção são reduzidos ao mesmo tempo que o retorno do investimento é mais rápido devido a efeitos simples como a redução do tempo de ciclo (efeito CT - Cycle Time) e a redução das paragens temporárias por falhas que fazem parar uma linha de produção (efeito CT - Choko-Tei). O Choko-Tei é um termo japonês da política de qualidade Kaizen, que significa uma paragem temporária, uma intermitente e breve paragem na linha de produção, causada por uma pequena falha de uma parte da máquina ou de um componente elétrico de uma máquina automática. A sua reparação é efetuada num curto período de tempo, permitindo à linha voltar rapidamente ao seu normal funcionamento.
Na análise à Figura 1 detetamos um sistema simples que realiza um teste à performance de sensores presentes numa peça. Quando o operador coloca a peça de trabalho, pressiona um sinal de início (Start) e a peça é deslocada para o interior do sistema. Depois decorrem vários passos que compõem a operação: Passo 1 – Inserção do conetor (montagem), Passo 2 – Teste de continuidade elétrica, Passo 3 – Marcação (que comprova peça Ok). Após o último passo, a mesa que suporta a peça de trabalho volta à posição inicial.
Figura 2.
Figura 1.
REDUÇÃO DO TEMPO DE CICLO COM UM SISTEMA MECATRÓNICO Neste comparativo foi utilizado um sistema mecatrónico composto por 8 ROBO Cylinders da IAI e um sistema pneumático com 8 cilindros, sendo neste último necessário ter um operador por linha. No final constataram-se melhoramentos significativos na produção através da motorização, ou seja, da utilização dos ROBO Cylinders. O primeiro melhoramento foi na redução do