Plataforma EPLAN 2.7 já disponível
robótica
M&M Engenharia Industrial, Lda. Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338 info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt
76
informação técnico-comercial
A Indústria 4.0 e a IoT (Internet of Things) oferecem possibilidades fascinantes na construção de máquinas e instalações. No entanto, o requisito principal é a digitalização consistente de todos os processos e dados de engenharia, desde o fabrico até ao funcionamento e manutenção. Só assim é que as palavras-chave Smart Engineering, Smart Production e Smart Data ganham vida.
É precisamente esta abordagem de digitalização consistente que a EPLAN procura há muito tempo e, em particular a versão 2.7, com as suas inovações. A plataforma EPLAN 2.7 consegue oferecer recursos inovadores para todas as áreas funcionais e etapas do processo. Não menos importante é a ergonomia, que facilita o trabalho diário com o EPLAN. Agora, poderá configurar, por exemplo, as vistas nos navegadores com propriedades individuais, de forma ainda mais nítida e, assim, orientar-se mais fácil e rapidamente, mesmo em projetos grandes. O diálogo Conflito, que é apresentado por defeito, quando diferenças entre os dados da função e os dados do artigo selecionado são detetadas durante uma seleção de peças, foi revisto por completo para esta versão. Com a ajuda da conceção clara do diálogo de conflito, pode agora detetar imediatamente as diferenças que existem entre os dados na função e na peça, e que resultado deve ser esperado. É eliminada a morosa navegação entre as diferentes placas de registo.
Além das placas de registo Árvore, Lista e Combinação, tem agora à disposição a nova placa de registo Informação no diálogo da gestão de peças, no navegador dos dados mestres das peças e na seleção de peças. Nesta placa de registo, são mostradas informações como nome e versão da base de dados das peças atualmente em utilização, o número das peças incluídas, o número de fabricantes/ fornecedores, modelos de furação, listas de acessórios, entre outras informações. As páginas e áreas de colocação sem nomes de macros podem agora ser facilmente encontradas por estarem
incluídas na exibição em árvore mesmo sem terem nome. É também agora possível desenhar caixas de macro como polígonos. Isso permite que as áreas esquemáticas sejam definidas como macros mais rapidamente e dimensionadas de forma mais correta. Isto elimina a necessidade posterior de atribuição de objetos. A partir desta versão, o sistema de ajuda do EPLAN já não é instalado num meio de armazenamento local, mas sim disponibilizado num servidor EPLAN da Web e pode ser sempre aberto online através de uma ligação à Internet. Assim, é possível manter o sistema de ajuda sempre atual. Através de filtros de procura e de sugestões automáticas de termos de pesquisa, poderá restringir ainda mais os resultados da pesquisa e encontrar precisamente a informação que pretende. A seleção da língua permite mudar de cada página da ajuda, para o equivalente em todas as línguas disponíveis. Com a nova barra de navegação, poderá saber rapidamente em que ponto do sistema de ajuda se encontra no momento. A troca de dados interdisciplinar é o foco da nova interface entre a plataforma EPLAN e o Portal TIA da Siemens: concebido de forma segura para o futuro, no formato AutomationML, cada vez mais procurado na Indústria 4.0. É possível entrar mais rapidamente na padronização e reutilização na construção elétrica e de fluidos, assinalando nos projetos existentes as áreas do esquema por linha múltipla e transferindo-as para a biblioteca de modelos central. Esta biblioteca também pode servir de modelo para entrar no EPLAN Cogineer, a nova solução de engenharia para a criação automática de esquemas. O EPLAN Preplanning com as novas possibilidades de criação de diagramas P&I, novas possibilidades de projeção e interfaces de produção no EPLAN Pro Panel e, “last but not least”, uma nova versão do EPLAN Smart Wiring com a nova tecnologia Client Server são o expoente máximo da inovação da nova Plataforma EPLAN.