Innovation Summit 2019 focou a transformação digital, transição energética e descarbonização

Page 1

Innovation Summit 2019 focou a transformação digital, transição energética e descarbonização

texto e fotos por André Manuel Mendes

robótica

76

reportagem

A cidade de Barcelona acolheu um dos eventos mais aguardados do ano no mundo da tecnologia industrial. O Innovation Summit foi o palco por onde passaram perto de 6000 especialistas para discutir a evolução tecnológica e as possibilidades criadas pela convergência dos processos de automação e energia, IoT e Inteligência Artificial da indústria.

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2019 o Centro Internacional de Convenções de Barcelona recebeu convidados dos quatro cantos do planeta para conhecer as mais recentes inovações e soluções nas áreas de IoT, blockchain, Big Data, 5G, Inteligência Artificial e machine learning, bem como as últimas tendências, desafios e oportunidades para potenciar e digitalizar a economia. Este encontro internacional analisou a forma como a transição energética e as novas tecnologias estão a mudar a gestão da energia; como a sustentabilidade está a afetar os investimentos e as estratégias de negócio; e aprofundou tendências como as casas conectadas, os serviços digitais e a cibersegurança. Um dos espaços em destaque no Innovation Summit 2019 foi Innovation Hub, com uma área de 5000 metros quadrados. Ali foram apresentadas todas as inovações do grupo para os

diferentes mercados em que atuam, nomeadamente nas áreas de IoT, como por exemplo a mobilidade, cloud computing, analytics e segurança cibernética, com grande destaque para os recursos do EcoStruxture. Neste espaço decorreram vários momentos que passaram não apenas por uma mostra de produtos e soluções, mas também cerca de 40 sessões paralelas sobre diversas temáticas, explicações detalhadas a grupos de trabalho, networking e ainda um momento de convívio entre os participantes no final do primeiro dia.

A JORNADA POR UM “FUTURO SEM CARBONO” A intervenção inicial de Jean-Pascal Tricoire, chairman e CEO da Schneider Electric, foi o gatilho para o início de um conjunto de debates e sessões sobre novos modelos de negócio que podem ser

potenciados com as mais recentes transformações tecnológicas. Jean-Pascal Tricoire acredita que o acesso à energia e ao digital é um direito humano básico, mas tal como temos direitos também temos deveres, como o da preocupação ambiental como forma de combater as alterações climáticas. Este é um dos principais focos da Schneider Electric, a descarbonização, sendo a neutralidade carbónica um compromisso da multinacional tecnológica. Tricoire acredita que há apenas uma forma de alcançar este objetivo, trabalhar em conjunto com todos os parceiros e associados em busca de um "futuro sem carbono”. “Colocamos um preço no carbono em todas as decisões que tomamos na Schneider”, sublinhou. “Todas as novas tecnologias estão a ser conduzidas pela eletricidade, porque este é o único vetor que permite a descarbonização", referiu Jean-Pascal Tricoire, acrescentado que a principal problemática desta realidade não são verdadeiramente as alterações climáticas, mas sim o senso comum da população. Uma das formas de se atingirem as metas propostas é a aposta em energias renováveis e, segundo Tricoire, o investimento em renováveis e geração de energia tem que ser feito em consonância entre as empresas e os governos, sendo que as empresas têm a responsabilidade de trazer a inovação (ideias novas) e os governos têm o papel de facilitar a implementação de novos projetos. O chairman e CEO da Schneider acrescentou ainda que esta batalha pela descarbonização será ganha nas cidades, visto que 80% destas ainda não são eficiente, sendo que aqui está o foco de todo o trabalho. O desafio é ambicioso, até 2040 a Schneider Electric pretende reduzir 50% das emissões de carbono, focando-se na energia solar e eólica. Para Jean-Pascal Tricoire, o objetivo da Schneider Electric é levar a energia e o digital a todas as pessoas do mundo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.