137
dossier sobre automação e gestão técnica de edifícios
como proteger o seu investimento em iluminação LED? OBO Bettermann
O grande desenvolvimento da tecnologia SSL (Solid State Lighting), e especialmente do LED (Light Emitting Diode) de elevada potência como fonte de luz para aplicação em equipamentos de iluminação exterior, levou ao aparecimento no mercado de produtos que implementam esta tecnologia para substituir a iluminação convencional. As luminárias LED consomem até 70% menos energia, produzindo a mesma potência luminosa das luminárias normais e com uma vida útil extraordinariamente superior. No entanto, devido à sua extrema sensibilidade a variações de tensão, as avarias serão uma realidade, contribuindo para custos elevados com substituições de componentes eletrónicos e com uma manutenção dispendiosa, pela utilização de meios mecânicos de elevação. As luminárias LED instaladas na Iluminação Pública ficam sob o risco de impactos de raios, na proximidade e à distância, por conta da sua posição exposta. As interferências eletromagnéticas e as operações de manobra da rede elétrica causam perturbações de tensão, designadas sobretensões transitórias. Além destes fenómenos há que ter em conta a eletricidade estática, provocada pelo vento, calor e neve que pode contribuir para a redução da intensidade luminosa. Estes fatores de risco conduziram ao desenvolvimento de dispositivos de proteção contra sobretensões para aplicação LED e equipamentos eletrónicos, com o objetivo de salvaguardar os investimentos e minimizar os custos de manutenção. Os módulos de proteção ÜSM… (DST T2 T3), com sinalização de funcionamento e eletrificação com 3 a 4 condutores, têm a classificação de descarregadores de sobretensões conforme a Norma EN 61643-11.
Figura 2. ÜSM-10-230|2P+PE instalado em portinhola de coluna IP.
As luminárias LED consomem até 70% menos energia, produzindo a mesma potência luminosa das luminárias normais e com uma vida útil extraordinariamente superior. Com os descarregadores de sobretensões para equipamentos eletrónicos e luminárias do Tipo 2+3 (modelos ÜSM-…), segundo a Norma EN 61643-11, com derivação de correntes até 20 kA 8/20 e nível de proteção <1,6 kV é possível garantir a durabilidade e continuidade do serviço em caso de impacto de raio ou sobretensões transitórias, contribuindo para a manutenção da vida útil dos equipamentos e luminárias, reduzindo os custos de intervenção e assegurando o seu investimento.
COMPORTAMENTOS DIFERENTES Os descarregadores de sobretensões compactos permitem a possibilidade de serem instalados em série ou em paralelo.
Figura 1. Descarregador de sobretensões ÜSM-20-230|1P+PE. www.oelectricista.pt o electricista 66
Figura 3. Esquema de ligação em série.