ESPECIAL › LUBRIFICANTES
Lubrificação correta de rolamentos de bomba Philipp Theilmann Engenheiro de aplicações Timken Europe, Colmar
Fabricantes, designers e utilizadores finais em vários setores industriais sabem que quase 50% das falhas relacionadas com rolamentos se devem a lubrificação inadequada, seja ela excessiva ou insuficiente. Grande parte dessas situações deve-se a más práticas de relubrificação. Um bom programa de manutenção é fácil de documentar. No entanto, a implementação e o acompanhamento podem ser negligenciados ou apresentar desconformidade devido a erro do operador.
LUBRIFICAÇÃO AUTOMÁTICA Como solução alternativa, os sistemas automáticos de aplicação de lubrificação ajudam a resolver os problemas associados à lubrificação manual. As alternativas podem ir desde um lubrificador de ponto único, e de custo reduzido, a um avançado sistema centralizado. As vantagens destes sistemas incluem custos menores, facilidade de instalação e aplicação precisa da lubrificação em cada ponto de lubrificação. Além disso, os sistemas de lubrificação centralizados têm capacidade para lubrificar sistemas completos de forma permanente.
76
MANUTENÇÃO 137
© The Timken Company
L
ubrificar adequadamente os rolamentos de bomba pode ser difícil. O sistema de lubrificação de rolamentos é, muitas vezes, concebido de forma inadequada. Por exemplo, em rolamentos lubrificados por óleo, o nível de óleo é normalmente observado através de um visor de nível. A precisão da leitura do nível de óleo obtém-se apenas com a bomba desligada e colocada numa superfície nivelada. O nível de óleo deve ser mantido no ponto intermédio do rolo inferior, para evitar um enchimento excessivo. Os enchimentos excessivos podem gerar um aquecimento extremo e comprometer a integridade da película lubrificante ao longo do tempo. Além disso, a leitura dos visores de nível é, muitas vezes, dificultada pela contaminação do óleo e pela descoloração do visor. Os rolamentos lubrificados com graxa também apresentam problemas. Tal como nos casos em que é utilizado óleo, os rolamentos podem apresentar um enchimento excessivo com graxa lubrificante. As aplicações de bombas comuns necessitam que o nível de enchimento se situe entre um e dois terços do volume livre num rolamento. Uma vez mais, o enchimento excessivo conduz a uma situação de aquecimento elevado que poderá originar uma falha do rolamento.
Figura 1. Os lubrificadores de ponto único aplicam regularmente massa lubrificante ou óleo em rolamentos, correntes e outros componentes de equipamentos industriais.
Um sistema pode, inclusivamente, ser utilizado em toda a fábrica, desde que seja possível usar o mesmo lubrificante em todos os pontos. No entanto, é normalmente necessária uma manutenção para resolver problemas relacionados com água e contaminação em grandes sistemas.
LUBRIFICADORES DE PONTO ÚNICO E MULTIPONTO Os lubrificadores de ponto único podem eliminar a necessidade de lubrificação manual e ajudar a evitar falhas prematuras. As unidades eletromecânicas ou a gás aplicam regularmente massa lubrificante ou óleo em rolamentos, correntes e outros componentes.
Os lubrificadores multiponto podem aplicar massa lubrificante em vários pontos de lubrificação. Os lubrificadores multiponto motorizados menores apenas podem lubrificar um número limitado de pontos de lubrificação, mas apresentam várias vantagens em comparação com os sistemas centralizados. A câmara de lubrificante multiponto proporciona sempre um lubrificante puro, necessita de pouca manutenção e é um sistema autónomo. Uma avaria no sistema não paralisa toda a fábrica. Os sistemas de lubrificação multiponto são também compactos e práticos ao utilizar diferentes lubrificantes. Dependendo do produto e da aplicação, a duração dos sistemas de aplicação