Ventilação de alta eficiência numa casa passiva

Page 1

informação técnico-comercial

ventilação de alta I½GMsRGME numa casa passiva REDUÇÃO ATÉ 40% NO CONSUMO

Reabilitação passiva de uma habitação de 1918 em Barcelona, a “GEWE I½GMIRXI 1^”, diminuindo o consumo energético de 171 kWh/m2a para 17 kWh/m2a, utilizando um sistema de ventilação GSQ VIGYTIVEpnS HI GEPSV HI QYMXS EPXE I½GMsRGME HE >ILRHIV Josep Castellà e José Ramón Ferrer

Para o arquiteto, este projeto representou o desafio de reabilitar uma habitação construída em 1918, conservando a volumetria e a fachada original para a rua, mas melhorando as suas caraterísticas em termos de conforto térmico e acústico. Os sistemas de construção e materiais utilizados na reabilitação permitiram atingir o objetivo, reduzindo ao mesmo tempo o consumo energético de 171 kWh/m2a para 17 kWh/m2a (reabilitação energética de fator 10), transformando uma edificação tradicional existente numa casa passiva em apenas 120 dias. Um dos fatores-chave para tornar realidade uma habitação passiva é incorporar um sistema de ventilação com recuperação de calor de muito alta eficiência. A obrigatoriedade de ventilar uma habitação passiva é lógica. Ao falarmos de uma construção que procura reduzir 10 vezes o consumo energético, com isolamentos tão exigentes e uma hermeticidade tão elevada que praticamente não permite nenhuma infiltração de ar natural, temos de garantir através de um sistema mecânico a correta ventilação interior. Como é normal, essa ventilação deve ser feita por meio de um sistema de recuperação de calor que permita ventilar sem que isso implique qualquer custo energético.

Sistema de ventilação utilizado No projeto da “casa eficiente Mz” instalou-se um sistema completo de ventilação com recuperação de calor Zehnder. O sistema de ventilação completo inclui todo o sistema de distribuição de ar “ComfoFresh”. Também inclui 74

os sistemas silenciadores do ar “ComfoWell” e tudo isso passando através dos recuperadores de calor modelo ComfoAir 200, certificado pelo PassivHaus Institute com 92% de eficiência. Trata-se de um sistema completo em que todas as referências e acessórios são standards e normalizados para a Zehnder, de maneira que todos os elementos do sistema são compatíveis entre si, garantindo uma estanquidade e eficiência do sistema que dificilmente seriam alcançadas com um sistema de conduta de painel ou chapa.

Figura 1 Esquema de distribuição em estrela da ventilação nos dois andares da habitação reabilitada e localização do recuperador de calor.

Existe uma infinidade de recuperadores de calor para ventilação, mas os permutadores mais eficientes e indispensáveis para uma habitação passiva são os permutadores de fluxo em contracorrente, que obtêm eficiências que chegam a superar os 90-95%.

O recuperador de calor contém no seu interior um permutador de calor onde se produz a permuta entre o ar interior carregado de energia, que extraímos da habitação por bocas de extração situadas nas zonas húmidas, e o ar fresco exterior, que se introduzirá na habitação através das condutas de impulsão que distribuem o ar até às bocas de impulsão nas zonas secas (sala de estar, quartos, entre outros). Existe uma infinidade de recuperadores de calor para ventilação, mas os permutadores mais eficientes e indispensáveis para uma habitação passiva são os permutadores de fluxo em contracorrente, que obtêm eficiências que chegam a superar os 90-95%.

Vantagens em termos de poupança energética A perda térmica por ventilação é a perda de calor mais importante que tem hoje em dia uma habitação standard construída segundo as exigências do Código Técnico de Edificação (CTE) atual, já que este obriga a ventilar de forma considerável e contínua as habitações, o que pressupõe uma perda térmica exagerada.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ventilação de alta eficiência numa casa passiva by cie - Issuu