Uma nova era
robótica
72
ABB, S.A. Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 247 comunicacao-corporativa@pt.abb.com · www.abb.pt
informação técnico-comercial
A ABB está a trabalhar com indústrias lideres de forma a promover uma nova revolução industrial.
Uma nova era de inovação industrial está já ao virar da esquina. Referida como a 4.ª revolução industrial, um entrosamento mais profundo do mundo digital com o mundo das máquinas, tem o potencial de trazer uma profunda transformação à indústria global. Esta nova etapa industrial, em que a Internet se reúne à produção, é um grande tema de discussão em conferências e reuniões de produção e indústria de processos. A iniciativa Indústria 4.0 é um dos vários projetos que trabalham para fazer com que a 4.ª revolução industrial seja concretizada. A ABB está a colaborar com o grupo de iniciativa Indústria 4.0 e os respetivos grupos de trabalho de associações industriais, para investigar o impacto desta nova e muito aguardada etapa industrial bem como a viabilidade técnica de a trazer para os clientes da ABB. O mundo está no limiar de uma nova revolução industrial, resultado da convergência do sistema industrial global com o poder de computação avançada, análise, sensores de baixo custo e novos níveis de conetividade permitidos pela Internet.
Figura 1. Revoluções industriais e respetivas tecnologias facilitadoras.
A revolução industrial começou quando o trabalho manual foi substituído por força mecânica, no final do século XVIII com a invenção do tear mecânico. Essa revolução continuará a desenvolver-se em etapas ao longo dos próximos 150 anos, com novas mecanizações e através da combinação de vapor e energia hídrica. A 2.ª etapa remonta ao aparecimento da eletrificação e automação. Em cada etapa a produtividade acelerou fortemente além daquilo que a precedeu. A 3.ª, e mais recente, etapa de revolução industrial começou em 1969 com os primeiros sistemas de controlo digitais e sistemas de controlo livremente programáveis, os quais substituíram a cablagem tradicional de programas lógicos e de controlo analógicos. Esta fase construiu a fundação da automação em pirâmide e de sistemas de controlo de processos modernos e tem continuado até aos dias de hoje. Uma visão geral destas revoluções industriais é apresentada na Figura 1.
A PRÓXIMA ETAPA INDUSTRIAL A chegada da Internet ao mundo do consumidor na década de 90 trouxe uma mudança sem precedentes na vida quotidiana: redes sociais, TV online e de uma forma quase instantânea acesso a grandes quantidades de informação. Uma revolução semelhante é agora esperada na indústria, pois os consórcios governamentais e industriais em todo o mundo observam uma tendência de maior utilização da tecnologia da Internet em sistemas de produção industriais. Os dispositivos no ambiente de produção estão cada vez mais conetados (sem fios) entre si e uma rede, por exemplo, uma rede privada ou a Internet. Eventualmente os sistemas de produção industrial serão capazes de trocar informações de forma autónoma, desencadeando ações e controlando cada uma de forma mais independente. Os grupos de trabalho em desenvolvimento deste novo conceito são amplamente diversificados, e a descrição do conceito, e até mesmo o seu nome, va-