Mais de 2000 participantes no WeAreCOBOTS, congresso global de robótica colaborativa

Page 1

Mais de 2000 participantes no WeAreCOBOTS, congresso global de robótica colaborativa

por Universal Robots Spain S.L

robótica

72

reportagem

Mais de 2000 pessoas participaram no WeAreCOBOTS, o primeiro congresso global de robótica colaborativa, organizado pela Universal Robots durante a feira Global Robot Expo, em Madrid. Vinte e quatro empresas especializadas em soluções de Colaboração Humano-Robot (HRC), mais de 40 oradores nacionais e internacionais e cerca de 20 meios de comunicação foram testemunhas da primeira grande apresentação dos cobots (robots colaborativos) em Espanha.

Desde que o primeiro robot colaborativo foi comercializado em 2008, a indústria cresceu assente nos pilares da flexibilidade, acessibilidade e facilidade de programação para mais de 34 000 cobots vendidos pela empresa até à data.

O WeAreCOBOTS espelhou a expansão alcançada pelos braços robóticos, em empresas de todos os setores e de todas as dimensões, com demonstrações ao vivo de tarefas como soldadura, pintura, aparafusamento, embalagem, paletização, bin-picking, agrupamento de peças e controlo de qualidade, entre outras.

O WeAreCOBOTS espelhou a expansão alcançada pelos braços robóticos, em empresas de todos os setores e de todas as dimensões, com demonstrações ao vivo de tarefas como soldadura, pintura, aparafusamento, embalagem, paletização, bin-picking, agrupamento de peças e controlo de qualidade, entre outras. Não surpreende que o mercado de cobots esteja a crescer 70% ao ano e, de acordo com dados da Loup Ventures, até 2025 os robots colaborativos irão representar 34% das vendas de robots a nível internacional, o equivalente a um volume de negócios de 13 mil milhões de dólares. “O WeAreCOBOTS demonstrou o interesse que os robots colaborativos despertam a todo o tipo de empresas e trabalhadores”, disse Jordi Pelegrí, Country Manager da Universal Robots em Espanha e Portugal. “Estamos a evoluir para

um ecossistema de produção cada vez mais automatizado, no qual os robots oferecem a máxima precisão, segurança e produtividade, enquanto libertam os trabalhadores para fazer uso da sua criatividade e empatia com as necessidades dos clientes”, disse Jordi Pelegrí. Perante o crescimento da “cobotização”, os especialistas que intervieram no WeAreCOBOTS debateram algumas das últimas tendências que estão a moldar o futuro do setor em Espanha. Avanços como a possibilidade de integrar sistemas de visão artificial e outras aplicações numa única plataforma de desenvolvimento, instalações móveis para que o cobot possa trabalhar em diferentes pontos da cadeia de produção e os espaços cada vez mais compactos esboçam um horizonte de inovação aberto a pequenas e médias empresas.

CHAVES PARA O SUCESSO DA COLABORAÇÃO HUMANOROBOT Na mesa redonda “Propostas de valor para a robótica colaborativa”, as empresas CFZ Cobots, Fluitronic, Iruña, Robot Plus, SEA Robotics e Vicosystems destacaram as vantagens mais notáveis da tecnologia colaborativa: facilidade de utilização e programação, fácil integração de ferramentas, rápido retorno do investimento e a segurança que torna possível a interação humano-robot. A Associação Espanhola de Robótica e Automação (AER) moderou um grupo de discussão sobre o futuro dos cobots, marcado por uma maior flexibilidade, inteligência, mobilidade e colaboração com o ambiente circundante.

SEGURANÇA NA ROBÓTICA COLABORATIVA Asepeyo, CTVA, Sick e Solidsafe partilharam ideias para aprofundar os avanços em matéria de segurança que estão a


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Mais de 2000 participantes no WeAreCOBOTS, congresso global de robótica colaborativa by cie - Issuu