Rittal Portugal Tel.: +351 256 780 210 · Fax: +351 256 780 219 info@rittal.pt · www.rittal.pt
O planeamento dos componentes internos a instalar num rack é muito importante, especialmente quando os racks não estão instalados num ambiente normal de datacenters. É importante considerar uma série de critérios no momento de escolher um rack: a sua finalidade, o encaminhamento de cabos para fornecimento de energia e rede, e a solução de climatização necessária.
robótica
66
informação técnico-comercial
Rittal responde a 5 pontos para a otimização da configuração e instalação de projetos TI na indústria
QUAL A FINALIDADE DO RACK A SER UTILIZADO? O número e o tipo de componentes têm um impacto direto sobre o tamanho do rack. Caso seja apenas para instalar servidores um rack de 600 mm de largura será suficiente, mas no caso de instalação de componentes de rede o rack deverá ter 800 mm de largura para acomodar os cabos. Atualmente, as empresas combinam servidores e componentes de redes dentro do mesmo rack TI. À medida que as tecnologias de informação assumem um papel cada vez mais importante dentro das empresas,
mais e mais componentes são alojados de forma a possibilitar a otimização da infraestrutura existente. Assim, deve ser selecionado o rack de maior largura mas sempre orientado para a disponibilidade de espaço. Um rack com 42 U de altura,
800 mm de largura e 1200 mm de profundidade oferece um amplo espaço para configurações personalizadas e permite complementaridade futura. Questione: será o rack instalado numa sala que não tem um sistema de refrigeração integrado? De seguida, várias possibilidades têm de ser consideradas. Se se trata de um único rack a ser instalado apenas será necessária uma unidade de climatização, montada externamente. Adicionalmente, o rack deve ter uma porta estanque. Se é uma sala de segurança a ser montada, a solução de climatização tem de ser adaptada ao espaço ou à fileira de racks. A porta dos racks deve ser perfurada para permitir o fluxo contínuo do ar.
UM SISTEMA SELADO? Há uma variedade de opções para o arrefecimento interno de racks. Em racks para servidores o ar deve fluir de frente para trás, mas em racks de redes o ar deve mover-se ao longo das zonas que têm de ser arrefecidas. Em ambos os casos é importante selar as prateleiras de 19’’ para que o ar frio não saia das áreas segmentadas. Para tal existe uma vasta gama de acessórios para melhorar o fluxo do ar horizontal. As vedações eficazes e as soluções de climatização feitas à medida das especificações TI traduzem um aumento da eficiência energética.
À medida que as tecnologias de informação assumem um papel cada vez mais importante dentro das empresas, mais e mais componentes são alojados de forma a possibilitar a otimização da infraestrutura existente. Assim, deve ser selecionado o rack de maior largura mas sempre orientado para a disponibilidade de espaço.