Pilz demonstra o seu Spirit of Safety
robótica
66
texto e fotos por André Manuel Mendes
reportagem
No passado dia 21 de maio de 2019 a Pilz convidou os seus clientes e parceiros para conhecerem um pouco mais sobre a segurança das pessoas, o cumprimento das normas locais e internacionais e aprenderem como potenciar a melhoria da produtividade graças à implementação de engenharia e produtos desenhados para uma automação segura. “Este evento pretende combinar informação de segurança de máquinas aos clientes e aproveitamos para dar a conhecer os nossos equipamentos, soluções e serviços”, explicou Nuno Guedes, Country Manager em Portugal da Pilz. “Somos uma empresa de automação segura em que a segurança é pensada desde o primeiro momento”, acrescentou.
Análise de risco, diretiva e marcação CE, monitorização avançada e robótica colaborativa segura foram alguns dos temas abordados neste evento que contou com a presença de Nuno Guedes (Country Manager em Portugal), Albert Cot (Product Manager), David Costa, (Product Manager) e Luís Taverner (Diretor-Geral da Pilz Espanha e Portugal). Os organizadores receberam as cerca de 6 dezenas de participantes na Sala Colheita + Tawny do Mercure Porto Gaia Hotel. O motivo para a organização do evento na cidade do Porto está relacionado com a grande preponderância do tecido industrial da região Norte no panorama nacional, embora tenha sido um evento que recebeu participações de todo o país. “Temos aqui no evento pessoas que vieram também do Sul de Portugal”, sublinhou Nuno Guedes. O Country Manager de Portugal, Nuno Guedes, foi o primeiro interveniente de uma manhã sobre automação segura, iniciando a sua intervenção com a
apresentação da história, visão e missão da Pilz, uma empresa de referência em tecnologias de automação. Criada em 1948 a Pilz tem instalações fabris na Alemanha, Suíça, França e China, encontra-se presente de uma forma direta em 42 países e em 25 outros de forma indireta através dos seus parceiros de negócio. Spirit of Safety é o lema da Pilz, e cada um dos colaboradores da marca é embaixador da segurança. “Desenvolvemos uma gama de produtos a pensar na segurança. A Pilz foi a pioneira e foi a primeira empresa a desenvolver um relé de segurança em 1987”, afirmou o Country Manager em Portugal da Pilz.
SEGURANÇA COMO FOCO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS “O nosso core business é a automação de segurança, daí que eu mencionei na minha apresentação que os produtos desenvolvidos pela Pilz têm esse fator sempre em
Nuno Guedes, Country Manager em Portugal
consideração. Na segurança o objetivo passa por fazer com que os colaboradores possam trabalhar numa máquina de uma forma mais segura e que possam ser conscientes que, se por algum motivo houver um erro humano, visa impedir qualquer acidente de trabalho. O grande objetivo nas máquinas, em termos de segurança, é evitar os acidentes de trabalho, e no fundo zelar pela integridade física dos trabalhadores”, salientou Nuno Guedes. Apostada em difundir a sua filosofia de segurança, o evento sobre automação segura incidiu de seguida sobre normalização, diretivas e a importância da marcação CE nas máquinas e linhas, como garantia de segurança das instalações produtivas. A parte dos componentes de segurança das máquinas e a estimativa de risco das mesmas, bem como a avaliação de risco, são alguns dos fatores a ter constantemente em conta na elaboração de um plano de segurança. Outra das temáticas apresentadas durante o evento foi o da robótica colaborativa. “Estamos constantemente a falar de robótica colaborativa e o que falamos é de soluções avançadas de monitorização e sensores para a segurança deste tipo de aplicações”, explicou Nuno Guedes, salientando que a Pilz conta com um vasto conjunto de soluções para apresentar neste setor.