Uma viagem pelo aumento da produtividade e digitalização
por André Manuel Mendes
robótica
68
reportagem
Com o início de uma nova década, onde os produtos inteligentes, a conetividade, a digitalização, o machine learning ou a Inteligência Artificial se encontram em exponencial crescimento, a Festo decidiu convidar cerca de uma centena de jornalistas de todo o mundo para uma viagem pelo aumento da produtividade. Esta viagem decorreu nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019 na cidade de Barcelona.
Estamos a viver e a sentir uma verdadeira transformação digital nos tempos que correm, uma transformação que, para a Festo, pode ser direcionada e desenvolvida para potenciar o aumento da produtividade das indústrias graças à automatização de processos, digitalização da empresas e adoção de equipamentos dotados de inteligência. Christopher Haug, responsável da International Trade Press da Festo e Pedro Fonseca, responsável pela gestão dos mercados em Portugal e Espanha, deram a boas vindas a perto de 100 participantes da 18.ª Conferência de Imprensa Internacional da Festo. Alicerçada no tema #higherproductivity, este evento escolheu a cidade de Barcelona, a 4.ª maior Tech City do mundo, para dar a conhecer as mais recentes novidades do mercado no que respeita à automação, robótica e digitalização.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AUTOMAÇÃO AO SERVIÇO DA INDÚSTRIA Oliver Jung, Chairman do conselho de administração da Festo, tomou as honras de ser o primeiro a intervir nesta conferência de imprensa. Começou por explicar a história da Festo, uma empresa familiar que se encontra atualmente em 61 países e com um turnover de aproximadamente 3,2 biliões de euros. “Sentimo-nos preparados para um caminho de crescimento”, afirmou Oliver Jung, acrescentando que o “mercado de automação da Festo tem um futuro brilhante”. O Chairman da Festo debruçou-se neste ponto no crescimento expectável nos mercados em que a empresa se encontra posicionada, sendo eles a educação técnica, indústria automóvel, BiotechPharma e Cosméticos, alimentação e packaging, indústria química, eletrónica
e assemblagem, tecnologias de água, automação para laboratórios e tecnologia médica. Oliver Jung sublinhou que estamos a assistir a uma mudança de paradigma com o aparecimento da Inteligência Artificial e a sua aplicabilidade na indústria. “Temos que conceber os nossos produtos com mais inteligência o para utilizarem os dados [Data]”, referiu, acrescentando que todo o trabalho desenvolvido na Festo assenta numa visão holística da empresa que compreende smart products, digital business, digital enterprise e digital education. A implementação da Inteligência Artificial na indústria pode passar pela cloud, onde é feita uma avaliação em grandes bases de dados na nuvem, presencialmente no chão de fábrica para monitorização da produção e individualmente em cada um dos componentes/equipamentos. A utilização da Inteligência Artificial na manutenção preditiva é igualmente uma mais-valia para qualquer indústria, possibilitando o reconhecimento de falhas antecipadamente. Oliver Jung deu o exemplo da sua implementação na indústria automóvel que possibilita uma maior produtividade, disponibilidade e poupança de dinheiro e recursos.
LIDERANÇA 4.0 A segunda intervenção do evento esteve a cargo de Xavier Segura, Head of General Management da Festo em Espanha e Portugal. Xavier Segura centrou a sua intervenção no papel do líder num mundo VUCA - Volatile, Uncertain, Complex, Albiguous (Volátil, Incerto, Completo, Ambíguo). Estamos a assistir a uma transformação digital. A tecnologia altera a forma como vemos o mundo, a sociedade, os clientes, a ecologia. Mas segundo Xavier Segura esta transformação pode manifestar-se como uma ameaça silenciosa pois a automação está a mudar o paradigma e o perfil do trabalho e dos