O futuro é promissor para o setor elétrico. saiba porquê

Page 1

espaço opinião

o futuro é promissor para o setor elétrico. saiba porquê

Filipe Gil Electric Utilities Account Manager Schneider Electric Portugal

A última década tem registado muitas e rápidas transformações, potenciadas pela inovação no espaço digital e nenhum setor escapou à revolução digital. O setor da eletricidade encontra-se atualmente numa trajetória semelhante, transformadora e acelerada. Como em muitas das áreas em transformação, os consumidores encontram-se no centro de uma convergência disruptiva provocada pelos avanços da tecnologia digital: o envolvimento do consumidor; o consumo personalizado; e uma infraestrutura descentralizada. Neste mundo energético, em constante mudança, precisamos de garantir que o futuro da eletricidade está no caminho certo. Caso contrário, existirão implicações graves. Análises recentes indicam que o consumo global de energia irá aumentar 30% até 2040. Ao mesmo tempo, perto de 2 mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a energia fiável. Agora é o momento de fechar este gap energético, equilibrando os índices de procura energética ao mesmo tempo que possibilitamos um maior acesso a nível global. Para tornar isto possível, é necessário que a energia limpa esteja na vanguarda da mudança, com o auxílio das tecnologias avançadas de rede (Grid Edge).

O que precisa de ser feito A inovação está do nosso lado. Estamos no meio da 4.ª Revolução Industrial que, de acordo com o Fórum Económico Mundial, “se baseia na revolução digital e combina múltiplas tecnologias que geram mudanças de paradigma sem precedentes na economia, negócios, na sociedade e nos indivíduos”. Aqui reside uma oportunidade incrível para a indústria, consumidores e sociedade em geral, à medida que transformamos todo o sistema elétrico. Três tendências disruptivas que trazem inovação: A rápida evolução tecnológica da eletrificação de certas utilizações energéticas, tais como o aquecimento e o veículo elétrico; A mudança de centrais elétricas centralizadas para a descentralização da eletricidade, o que significa que a energia passa a ser gerada, armazenada e distribuída mais perto das zonas onde é utilizada, graças à energia solar, eólica e outras energias renováveis e tecnologias de armazenamento; A medição inteligente e uma infraestrutura de rede digital, que permitem aos consumidores e às Companhias Elétricas “ver” – e controlar melhor – onde, quando e como a eletricidade está a ser utilizada, por sua vez gerindo de forma mais eficiente, quer o consumo, como o custo.

O todo é maior do que as partes O mais interessante é que estas três tendências atuam num ciclo virtuoso: permitir, amplificar e reforçar desenvolvimentos inovadores para além do que cada tendência consegue 4

fazer por si só. Por exemplo, a segunda tendência revela o mundo das energias renováveis. Combinar isso com a medição inteligente produz um meio realmente poderoso para o avanço da eficiência energética. O que significa este ciclo para os consumidores? O poder de escolher. As atuais tecnologias permitem que os consumidores sejam intervenientes ativos dentro deste sistema elétrico dinâmico, tornando as fontes de eletricidade limpa uma realidade. E quando escalamos dos consumidores residenciais até ao topo da cadeia comercial e industrial, temos consumidores envolvidos que participam na criação de novas regras para a oferta e procura de energia limpa, tudo através da cadeia energética. Atualmente, a maioria de nós não sabe como ou onde a energia é produzida, nem sabemos qual a melhor hora para a consumir. A maioria dos consumidores residenciais até pode nem saber que o preço da eletricidade varia diariamente, hora à hora, de acordo com o pico da procura e outros fatores. Com os dispositivos conectados que fornecem uma visão do consumo e custo de energia, temos agora a hipótese de nos tornarmos proactivos na utilização e eficiência energética.

Tempos de mudança Vamos analisar mais de perto as três tendências mencionadas anteriormente. Juntas, potenciam eficiências a nível de custos e as escolhas de energia limpa a um nível elevado. Dentro de um sistema elétrico completamente digitalizado, será possível aos clientes selecionar as suas tecnologias de geração preferidas, conectar essas escolhas à rede centralizada, e eventualmente negociar com outros recursos distribuídos e centralizados, com interações em tempo real. Imagine um painel solar no telhado do seu vizinho. Esse vizinho está a gerar energia renovável distribuída. Ao longo do tempo, a companhia elétrica poderá enviar-lhe um cheque, uma vez que ele está a contrabalançar a carga total da rede. Outra situação. Imagine que você possa começar a receber créditos da companhia elétrica, simplesmente por programar o seu ciclo de lavar roupa para as 3 horas da


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.