Sejamos como os Camaleões! A pandemia provocada pela Covid-19 é, sem dúvida, um desafio para todos. Inicialmente seria por pouco tempo, mas o confinamento trouxe grandes consequências, atingindo praticamente tudo e todos. Efeitos esses desde económicos, sociais, que, em cerca de 6 meses já causaram agitação nos mercados económicos, “medo” de recorrer aos centros de saúde e hospitais, a interação pessoal e familiar tornou-se escassa e com danos irreparáveis.
Ricardo Sá e Silva
robótica
2
Editorial
Coordenador editorial revista "robótica"
Acredito que esta nova forma de viver vai causar regressões económicas, com alterações culturais, sociais, e no comportamento das pessoas e empresas.
Segundo o Ministro das Finanças, em Portugal o PIB teve uma contração de 16.3%, todo o mundo se ressentiu. Segundo a Agência France Press (AFP), no final da segunda semana de abril, 4,5 mil milhões de pessoas estavam a cumprir medidas de confinamento; cerca de 58% da população mundial. Abastecimentos cancelados, produção em espera e até mesmo parada, o teletrabalho, entre outros. Acredito que esta nova forma de viver vai causar regressões económicas, com alterações culturais, sociais, e no comportamento das pessoas e empresas. Gostaria, de uma forma rápida e sucinta, de fazer referência a três fatores: Industrialização e reconfiguração das linhas de produção: a revolução industrial, a Indústria 4.0, de certa forma, veio ajudar. Podemos agora gerir empresas e produções através de um tablet e de uma ligação à Internet. Tal como disse o Exmo. Sr. Presidente da República, “em tempos de guerra a produção não pode parar”, e é verdade, as empresas têm de estar preparadas para continuar a produzir com menos colaboradores nas instalações. Paradigmas de trabalho: o distanciamento social e a quarentena, em muitas empresas, conseguiram manter a sua atividade, claro que, com alguns ajustes, o teletrabalho, ferramentas de videoconferência, entre outras, que na realidade não foi nada de novo porque as ferramentas já eram conhecidas; houve sim uma redescoberta do trabalho à distância, na confiança dentro das equipas, menos stress no tempo gasto em transporte, ou nas horas de ponta. Social: as pessoas habituaram-se de certa forma às máscaras, ao álcool gel, a terem cuidado no distanciamento social. Muito mudou na sociedade, na maneira de pensar e agir. Espero, sinceramente, que isto tudo sirva para aprendermos algo e estarmos atentos a mutações e reajustes da sociedade. Sejamos como os camaleões!