A robótica de Engelberger
J. Norberto Pires
robótica
2
DA MESA DO DIRETOR
Prof. da Universidade de Coimbra
"Joseph F. Engelberger, americano, físico, engenheiro mecânico e empresário, foi o responsável pelo nascimento da robótica, uma das indústrias mais importantes dos nossos dias, sendo reconhecido mundialmente como o Pai da Robótica. Tinha 90 anos e faleceu no dia 1 de dezembro de 2015 nos EUA. O primeiro robot industrial nasceu da colaboração entre Engelberger e o inventor americano George Devol, estabelecida depois de ambos se terem conhecido em 1956 num coktail. Devol tinha pendente um pedido de patente de uma máquina, “Programmed Article Transfer”, que Engelberger identificou como um robot. Imaginou como poderia ser construído, como poderia financiar a sua produção e como ele podia ser útil na indústria."
Joseph F. Engelberger, americano, físico, engenheiro mecânico e empresário, foi o responsável pelo nascimento da robótica, uma das indústrias mais importantes dos nossos dias, sendo reconhecido mundialmente como o Pai da Robótica. Tinha 90 anos e faleceu no dia 1 de dezembro de 2015 nos EUA. O primeiro robot industrial nasceu da colaboração entre Engelberger e o inventor americano George Devol, estabelecida depois de ambos se terem conhecido em 1956 num coktail. Devol tinha pendente um pedido de patente de uma máquina, “Programmed Article Transfer”, que Engelberger identificou como um robot. Imaginou como poderia ser construído, como poderia financiar a sua produção e como ele podia ser útil na indústria. Em 1959, depois de várias associações com empresários e financiadores, foi construído o primeiro protótipo e Devol viu a sua patente ser registada em 1961. Rapidamente Engelberger convenceu a General Motors a utilizar o robot nas suas linhas de monta-
gem, nomeadamente em operações de soldadura. Foi crida a Unimation Inc. que produzia o robot e fazia a sua comercialização. A Unimation desenvolveu vários robots que foram usados na indústria e nas universidades. Mais tarde, na década de 1980, Engelberger interessou-se pela robótica de serviços e criou a Tarnsitions Research Corporation, uma empresa que desenvolveu o famoso HelpMate, um robot dedicado a aplicações hospitalares, nomeadamente a áreas de geriatria. Hengelberger viu o seu génio e espírito empreendedor reconhecido pela comunidade científica e industrial, tendo recebido numerosos prémios e distinções. Faleceu a 1 de dezembro de 2015, deixando um exemplo fantástico da capacidade humana para construir máquinas capazes de nos ajudar, mas também do discernimento necessário para discutir as suas implicações e ser capaz das iniciativas que permitissem discussões abertas sobre o futuro e sobre o caminho que seguíamos.