informação técnico-comercial
unidades de climatização Rittal Blue e+ montadas no teto As unidades de climatização energeticamente eficientes da Rittal, Blue e+ estão agora, também e pela primeira vez, disponíveis numa versão montada no teto.
As unidades, que são adequadas para armários de tamanho de 800 x 600 mm (L x P) ou superior, têm uma potência de refrigeração de 1,3 kW. Isso significa que o ar frio também pode fluir por cima dos dispositivos instalados dentro do armário, como os conversores de frequência. Alternativamente, a refrigeração também pode ser fornecida em combinação com o novo sistema de armários de grandes dimensões VX25 como uma solução de integração completa. As unidades de refrigeração montadas no teto são a melhor escolha em engenharia de automação e controlo, quando o calor tem que ser roteado para a parte de cima dos armários e depois extraído para fora. Este é o caso, por exemplo, quando os armários são agrupados e há espaço suficiente para que as unidades de refrigeração sejam montadas na parede. Como o ar ambiente é aspirado na frente da unidade e, em seguida, expelido novamente, não há necessidade de respeitar distâncias mínimas para os aparelhos vizinhos ou para as paredes. O roteamento de ar dentro do armário também é ideal: o ar frio é soprado na parte frontal do armário e, portanto, dissipa o calor dos componentes montados no topo, como inversores de frequência. As novas unidades de climatização inseridas no teto da série Blue e+, tal como as unidades existentes de montagem nas paredes, funcionam com uma combinação de tubulação de calor e tecnologia de compressor
convencional. Como nem o compressor nem a bomba são necessários durante a refrigeração via tubo de calor, o consumo de energia é muito baixo. Apenas os ventiladores, usados para transportar o ar através dos trocadores de calor, precisam ser abastecidos de eletricidade. Este método de refrigeração funciona ainda melhor se existir uma grande diferença de temperatura entre o interior do armário e o ambiente. O compressor adicional nas unidades de climatização opera somente quando uma saída de refrigeração maior é necessária. A refrigeração do compressor também é muito eficiente energeticamente: todos os componentes ativos operam com inversores controlados por velocidade. Portanto, a saída de refrigeração aumenta consoante o que é necessário e assim menos energia é consumida. No geral, dependendo das condições do ambiente e da aplicação, as unidades de climatização da série Blue e+ utilizam, em média, menos 75% de energia do que as unidades convencionais de refrigeração por compressores. Os desvios mais pequenos de temperatura dentro do armário significam que a vida útil dos componentes instalados aumenta. Os novos dispositivos também têm uma fonte de tensão múltipla e, portanto, são fáceis de operar em todas as tensões e frequências comuns da rede. Este é um benefício enorme, especialmente para os engenheiros que vendem as suas máquinas em todo o mundo. A operação é confortável e intuitiva graças a um moderno ecrã tátil na frente, que é usado para fazer as configurações básicas e para exibir as mensagens de status. O ecrã tátil também pode ser integrado na porta do armário, sendo isso uma opção. Outra opção disponível é a interface IoT, que simplifica a integração da unidade de refrigeração num ambiente Industry 4.0 (IoT). A unidade de climatização Blue e+ também é utilizada na nova solução de integração Rittal. Nesta solução Plug&Play, a unidade de refrigeração é instalada diretamente na secção superior do armário VX25. Em vez de adaptar um armário convencional a uma solução de controlo climático, esta unidade integrada fornece ao utilizador um sistema completo que consiste num armário com controlo climático já incluído. A operação é fácil através do ecrã tátil embutido na porta do armário. A unidade de refrigeração pode ser facilmente retirada para manutenção quando a porta estiver aberta.
Rittal Portugal Tel.: +351 256 780 210 � Fax: +351 256 780 219 info@rittal.pt � www.rittal.pt
66