informação técnico-comercial
estudo indica quais os hábitos de conforto em casa Zehnder patrocina um relatório sobre o papel do utilizador e a sua relação com os edifícios de balanço energético quase nulo. Zehnder Group Ibérica Indoor Climate, S.A.
Sete entidades do setor Passive House patrocinaram o estudo “Adaptação do utilizador aos edifícios de balanço energético quase nulo-Passive House (NZEB, nas suas siglas em inglês-PH)” para identificar quais os hábitos das pessoas em casa. O relatório irá permitir abordar, com sucesso, a imple‑ mentação das novas normas sobre eficiência energética na construção. A IFEMA foi o cenário da apresentação, e Zehnder, Griesser, Knauf Insulation, Inn-Solutions, Roto Frank, ePower & Building e Passivhaus Consulting foram as empresas promotoras do projeto. Conhecer a fundo como se adaptam os utilizadores às novas tecnologias das casas passi‑ vas, os seus hábitos atuais e a sua confiança em relação às instituições e empresas líderes em eficiência energética e poupança são os objeti‑ vos da iniciativa. Como será a transição para as casas de consumo energético quase nulo? Segundo o Diretor de Passivhaus Consulting, Luis Martínez, “o estudo parte de duas preocupações: para quem estamos a construir edifícios passivos e como é que os nossos materiais serão usados nos mesmos?” Os resultados permitem identificar quais as práticas do utilizador em sua casa no que concerne à sua adaptação aos NZEB. Realizaram 1100 inquéritos em toda a Espanha. O foco metodológico tem como objetivo determinar de que modo o NZEB-PH altera as práticas de poupança e eficiência ener‑ gética, partindo dos hábitos atuais.
O Zehnder Group desenvolve, produz e comercializa radia‑ dores com design, sistemas de ventilação, soluções de climatiza‑ ção radiante e de purificação de ar. É líder nos seus segmentos de mercado. O Zehnder Group conta com 13 fábricas em todo o mundo e sociedades comerciais em toda a Europa, EUA, Canadá e China. No mercado espanhol opera com as suas marcas Run‑ tal e Zehnder. Runtal, marca de gama alta do Zehnder Group, é sinónimo de design, inovação tecnológica e assistência de qualidade. Comercia‑ liza radiadores com design para interiores exigentes e espaços pro‑ fissionais e comerciais avançados. Zehnder, marca de excelência técnica em soluções de clima inte‑ rior saudáveis, confortáveis e energeticamente eficientes.
O trabalho divide-se em 4 capítulos. No primeiro aborda-se o quadro geral da investigação e a visão segundo a qual esta analisará os dados, os resultados e as conclusões. O segundo está orientado para a análise do inquérito e a sua relação com os aspetos-chave do estudo. O terceiro propõe resultados com base nas principais necessidades. O quarto capí‑ tulo determina os conceitos-chave da transição de umas práticas próprias dos edifícios convencionais para os NZEB-PH. O clima, elemento primordial do conforto A análise deteta que o clima é o elemento que rege a relação entre o utilizador e o espaço que habita. É, portanto, um dos fatores que mais incide na sensação de conforto. O desafio dos edifícios de balanço ener‑ gético quase nulo consiste em estabelecer uma relação equilibrada entre aquilo que o utilizador exige da sua casa e o que a sua casa pode fazer. Segundo os resultados, o utilizador intervém constantemente na casa para sentir conforto; abre e fecha janelas, arrefece e aquece consoante a temperatura interior, acostuma-se a certos ruídos nas instalações, entre outros, tem a sensação de que se não agir ativamente, a casa não responde. Os NZEB proporcionam um novo cenário para os habitantes, visto que a casa passiva trabalha permanentemente sem a necessidade da intervenção do utilizador para alcançar uma temperatura confortável.
66