Ageing Congres

Page 1

reportagem

Ageing Congress COIMBRA RECEBEU O MAIOR EVENTO SOBRE A TEMÁTICA DO ENVELHECIMENTO EM PORTUGAL 'SRWMHIVEHS GSQS S QEMSV IZIRXS WSFVI E XIQjXMGE do envelhecimento em Portugal, S %KIMRK 'SRKVIWW VIYRMY IRXVI SW HMEW I HI QEMS HI RS -7)' ¯ -RWXMXYXS 7YTIVMSV HI )RKIRLEVME de Coimbra um conjunto HI SVEHSVIW SVMYRHSW HI TEuWIW ¯ 4SVXYKEP )WTERLE &VEWMP I -RKPEXIVVE – bem como um total HI GSQYRMGEp~IW PMZVIW texto e fotos por André Manuel Mendes

64

Dedicado à temática do envelhecimento e às novas problemáticas transversais que estão envolvidas nesta realidade, o Ageing Congress incluiu o I Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social, a I Feira Nacional de Envelhecimento, Saúde e Tecnologias e o II Congresso Internacional sobre Envelhecimento. Durante 4 dias foram cerca de 500 pessoas que passaram pelo Ageing Congress para participar nas atividades, adquirir conhecimentos nas conferências realizadas e ainda fazer networking com outros participantes.

I Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social O Ageing Congress arrancou no dia 25 de maio com o I Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social. Mário Velindro, Presidente do ISEC, João Pedro Gaspar, docente da Universidade de Coimbra (UC) e membro do CIESXX, Lisa Valéria Tôrres, docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Ricardo Pocinho, Presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social deram as boas-vindas a todos os participantes deste encontro que se centrou na importância da educação das crianças para o percurso futuro enquanto adulto e idoso. Foi pela voz de João Pedro Gaspar que se deu a conferência de abertura deste encontro e consequentemente a abertura do 1.º painel do dia com a temática “Intervenção em crianças e jovens em risco”. O investigador da Universidade de Coimbra incidiu a sua apresentação na

importância da educação nos jovens, a importância dos seus educadores que devem apostar em “educar por exemplo” e na compreensão. Foi sob a frase “Errare humanum est” (Errar é humano) que muito incidiu esta apresentação, sublinhando que este “errare² RnS WMKRM½GE IVVEV mas sim ser errante, fazer caminho na educação e nos valores ao longo da nossa vida. Ainda no 1.º painel do dia intervieram Filipe Mouzinho Serrote da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre com a temática “A importância da vinculação de crianças e jovens em acolhimento residencial, no sucesso da intervenção com intencionalidade reparadora” e Débora Marques da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com a intervenção “Trauma na infância e implicações futuras”. O 2.º painel da manhã iniciou-se com a intervenção de Vanessa Póvoa da ESECS do IP Leiria que se debruçou sobre o papel dos diretores técnicos nas organizações de resposta à pessoa idosa com base num estudo realizado por 4 pro½WWMSREMW HE jVIE (I WIKYMHE &MFMERE 4IHVSWE HS CICS do IP Leiria demostrou os resultados de uma investigação sobre empregabilidade dos estudantes no setor social obtidos através de uma amostra de 166 diplomados nos últimos 3 anos letivos. Laura Santos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC fechou o 2.º painel com a temática “% QIRXEPMHEHI E½PMEXMZE RS acolhimento residencial: proposta de um programa para a promoção da regulação emocional dos cuidadores e dos jovens”. O 3.º painel do 1.º dia do Ageing Congress, que teve como tema “Adultos em contextos educativos”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.