Robótica colaborativa: Quais os benefícios da parceria homem-máquina?

Page 1

Robótica colaborativa: Quais os benefícios da parceria homem-máquina?

Leila de Oliveira Duarte Tel.: +55 4199660-8955 E-mail: leiladuarte@novoelo.com.br www.novoelo.com.br

robótica

60

nota técnica

A robótica é uma das tecnologias chave para a Indústria 4.0, o que gerou um grande impacto na produção dentro da indústria. Quando o assunto é parceria entre homem-máquina, podemos perceber que a robótica atua de forma colaborativa dentro de um processo.

A questão de o robot trabalhar ao lado de uma pessoa dentro do processo pode aumentar a produtividade, principalmente se for levando em consideração o esforço repetitivo. Assim o robot realiza a atividade e ajuda seu colega humano na linha de produção a evitar a LER e outros problemas de segurança como por exemplo manipular objetos cortantes. Os robots inseridos neste contexto possuem sensores que privilegiam a segurança evitando colisões com qualquer obstáculo, e diferente de outros que trabalham sozinhos, na robótica colaborativa eles sofrem pequenas adaptações ou restrições como: trabalharem com alcance limitado e principalmente uma velocidade menor. Visto que esse robot é parceiro de um ser humano dentro do processo de produção na hora de fazer a integração das atividades. Levando em consideração a questão dos riscos envolvidos nos acidentes

de trabalho, o robot colaborativo pode executar atividades que envolvam peças pontiagudas, ferramentas cortantes, objetos quentes, pesados, movimentação em altura de carga, descarga, por exemplo, com mais precisão e podem evitar que o colega humano possa sofrer um acidente, que em alguns casos podem ser fatais. A questão da robótica colaborativa pode significar um aumento de produtividade, e até gerar mais empregos, pois pode surgir procura por novos produtos e serviços levando em consideração a experiência do cliente. Segundo o site Indústria 4.0, que relata a opinião de Cedric Craze diretor da Pollux Automation, que é uma empresa de tecnologia industrial mais inovadora do Brasil que desenvolve soluções de manufatura avançada, dentre elas a robótica colaborativa diz que: “a densidade robótica no país hoje é de 10 robots para cada 10 000 trabalhadores.

Países desenvolvidos têm entre 350 e 450 robots para cada 10 000 trabalhadores. Mesmo assim, esses países têm um índice de desemprego bem menor que o Brasil. Isso significa que o aumento de produtividade dessas fábricas permite gerar mais empregos, geralmente mais voltados para novos produtos, novos serviços etc.” Com isso temos o termo “cobotics” refere-se a colaboração entre um robot e pessoa, esse termo surgiu da combinação das palavras “colaboração” e “robótica”. As atividades que são consideradas mais perigosas, difíceis, pesadas, ou que agreguem pouco valor podem ser transferidas para um robot colaborativo fazer. Quando é analisado a questão da realidade virtual, interatividade, a relação do homem com Internet, computadores e aplicativos que deixam essa interação mais fácil, funcional e até divertida em alguns casos. O que falar dos robots que fazem ligações automáticas para ajudar o operador de call center? E o chat bot em sites? Programado para responder as principais dúvidas e o que ele não

A questão de o robot trabalhar ao lado de uma pessoa dentro do processo pode aumentar a produtividade, principalmente se for levando em consideração o esforço repetitivo. Assim o robot realiza a atividade e ajuda seu colega humano na linha de produção a evitar a LER e outros problemas de segurança como por exemplo manipular objetos cortantes.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.