O futuro digital dos sistemas e packaging já chegou para melhorar a eficiência

Page 1

Schneider Electric Portugal

Alexandre Monteiro Motion, OEM & Safety Controllers Product Manager

Uma força disruptiva conhecida como a 4.ª Revolução Industrial está em curso. O fenómeno, também conhecido como a Internet Industrial das Coisas (IIoT – Industrial Internet of Things), a indústria digital ou simplesmente, “indústria inteligente”, está a criar oportunidades para as indústrias, em todo o mundo. Este sistema interconetado pode ajudar a reduzir os custos e o tempo de acesso ao mercado, aumentar drasticamente a produtividade, elevar a fiabilidade e desempenho do seu sistema de packaging a um nível superior, ao implementar a solução integrada mais adequada.

robótica

58

DOSSIER SOBRE MECATRÓNICA

O futuro digital dos sistemas e packaging já chegou para melhorar a eficiência

Quando pretende tirar o máximo proveito da indústria inteligente nos seus sistemas de packaging inteligentes tenha em mente que a solução ideal deve ser capaz de:

CALCULAR A PEGADA ENERGÉTICA DO SEU SISTEMA DE PACKAGING • Simular os requisitos energéticos de cada componente; • Calcular a dinâmica, a velocidade da máquina dependente da pegada energética – tudo sem conetar um único motor ou componente; • Monitorizar os resultados das medições atuais através de medidores de potência integrados.

INCORPORAR UM SERVIÇO DE CONSULTORIA ABRANGENTE • Identificar os equipamentos que mais consomem energia, desenvolvendo com soluções como engenheiros experientes munidos da última tecnologia de medição; • Revisão de opções para reduzir consumos elevados de energia em standby.

APLICAR TECNOLOGIA PARA MÁQUINAS ENERGETICAMENTE EFICIENTES • Definir as bases para um design otimizado energeticamente; • Criar um potencial de otimização adicional com tecnologia inteligente; • Incorporar servomotores de elevada eficiência.

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS INTELIGENTES PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PACKAGING PERMITE POUPAR ATÉ: • 40% de custos; • 50% de tempo de inatividade; • 18% de consumo energético; • E aumentar a produtividade em 55%.

O DIGITAL NA INDÚSTRIA DE PACKAGING Um aspeto a ter em consideração é a forma como os sistemas conetam as plataformas de CRM à cadeia de distribuição. O software comunica com a gestão de inventários quando uma encomenda dá entrada, determinando o curso mais eficiente para dar a resposta adequada dentro do período de tempo estimado. Isto permite aos gestores das fábricas compreender a capacidade, e ainda gerir as operações para atingirem a máxima rentabilidade/output possível enquanto reduzem o tempo de inatividade para o mínimo. Fabricantes de máquinas e atualizações do processo levam à integração de inteligência nas máquinas para melhorar as operações, tornando-as mais seguras, com acessos seguros e protegidos e facilitam a resolução de problemas. O processo de packaging já não é apenas a colocação de produtos em caixas – é a integração de tecnologia em sistemas.

A ROBÓTICA ESTÁ NO HORIZONTE A robótica é uma peça fulcral para um ambiente de produção limpo e seguro, especialmente no packaging primário, onde existe tolerância zero a contaminantes. As tecnologias integradas e a robótica também ajudam as fábricas a operar em conformidade com a regulamentações definidas e a superar com distinção inspeções, assegurando mais facilmente contratos de fornecimento com gigantes de retalho. Uma solução preparada para IIoT, com uma arquitetura de automação centrada nas máquinas, permite aos fabricantes de máquinas desenhar máquinas mais seguras, conetadas, flexíveis e mais eficientes através de tecnologias digitais avançadas e protocolos de comunicação abertos. Estas soluções oferecem múltiplas vantagens, incluindo a redução de espaço necessário,


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O futuro digital dos sistemas e packaging já chegou para melhorar a eficiência by cie - Issuu