reportagem
EMPRESAS DO SETOR PRESENTES NA TEKTÓNICA 2017
procura de I½GMsRGME anima solar fotovoltaico A Tektónica 2017 reuniu HYVERXI XVsW HMEW RS 4EVUYI das Nações, em Lisboa, mais de 400 expositores de materiais e equipamentos para construção. Entre as empresas dedicadas ao setor solar fotovoltaico presentes no evento domina a expectativa positiva para os negócios deste ano.
A edição 2017 da Tektónica, que decorreu entre 3 e 6 de maio na Feira Internacional de Lisboa (FIL), ocupou uma área superior a 30 mil metros quadrados registando um acréscimo de 25% no número de expositores, com forte adesão nos setores de máquinas e equipamentos para a construção e obras públicas. Segundo os organizadores do que é considerado o mais importante certame anual do género em Portugal, “este interesse empresarial reflete o dinamismo que o setor começa a revelar, nomeadamente no que se refere à construção nova”. As revistas do Grupo CIE, em par ticular “o electricista” e a “renováveis magazine” marcaram presença no evento com um stand próprio.
Embora as empresas de materiais de construção estivessem em maioria no número de expositores e área ocupada, é também de destacar a presença de empresas de equipamentos e novas tecnologias solares fotovoltaicas. Eficiência é a palavra-chave para as empresas do setor. Está no centro das preocupações dos fabricantes e distribuidores de tecnologias e equipamentos e, igualmente, surge à cabeça das exigências dos utilizadores. No contexto do mercado ibérico, a avaliar pelas opiniões que recolhemos, Portugal ganha importância sobretudo ajudado por uma estratégia mais orientada e eficaz e uma legislação mais acolhedora quando comparada com a espanhola.
texto e fotos por Carlos Alberto Costa ATERSA Uma das empresas presentes na Tektónica, a ATERSA, do grupo espanhol Elecnor, com mais de três décadas de experiência nos setores da energia, telecomunicações e meio ambiente, desenvolve, fabrica e comercializa todas as componentes necessárias para configuração de sistemas solares fotovoltaicos (módulos solares, sistemas de regulação e controlo, reguladores, inversores, sistemas de bombagem de água, entre outros). Luis Arminio, do depar tamento comercial da ATERSA, disse à “renováveis magazine” que a presença na Tektónica correspondeu “ao 60