SCHUNK Intec, S.L.U. Tel.: +34 937 556 020 · Fax: +34 937 908 692 info@es.schunk.com · www.es.schunk.com
Pode implementar-se a produção de uma automatização flexível segundo os requisitos da Indústria 4.0? Sim, sublinha a SCHUNK, uma referência na tecnologia de fixação e sistemas de aperto, tal como ficou demonstrado na MetalMadrid 2015.
robótica
56
informação técnico-comercial
Indústria 4.0: “a indústria dos componentes de manipulação é um ponto-chave na construção de uma fábrica inteligente”
Figura 1. Indústria 4.0: SCHUNK exibe uma célula de montagem automatizada na Metal Madrid 2015, e explica como se pode implementar com sucesso uma fábrica inteligente mediante os componentes SCHUNK.
Juntamente com vários parceiros, a SCHUNK torna real o sonho da fábrica inteligente exibindo uma célula de montagem automatizada. As caraterísticas mais evidentes passam pelo seguimento do processo e o estado, tal como a comunicação, feitos diretamente de componente a componente. Os módulos inteligentes SCHUNK permitem um fluxo constante de informação, desde o aperto até ao sistema ERP. A célula de montagem da Indústria 4.0, concebida pela SCHUNK, o especialista no software ORBIS, a construção
das instalações Erhardt + Abt, o equipamento de engenharia plusdrei e a SIM Automation, mostra de forma admirável como as unidades de Pick&Place, os robots cartesianos de 3 eixos, os braços ligeiros e as plataformas móveis cooperam de forma autónoma durante a montagem, o controlo, a embalagem e o transporte, e permitem por isso uma produção inteligente. Com cada novo componente e cada ordem de prioridade mostra a célula criada desde o zero até à coreografia correspondente. A monitorização detalhada de cada etapa in-
dividual do processo mediante sensores é efetuada e é enviada uma informação ao sistema de manipulação ou até à unidade de controlo da instalação e ao ERP. As unidades de montagem e os componentes de manipulação da SCHUNK, e inclusivamente a unidade de controlo do sistema, estão ligados entre si mediante o bus de campo ou a Ethernet, e constroem um sistema ciberfísico. Os módulos de fixação inteligentes da SCHUNK, os braços ligeiros, as unidades Pick&Place e um eixo de motor linear permitem um controlo descentralizado ao nível dos componentes, o que supõe um processo dinâmico e flexível. “A inteligência dos componentes de manipulação é um ponto chave no caminho até construir uma fábrica inteligente”, ditou Markus Klaiber, TCO da SCHUNK.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA E CONTROLO DE PROCESSOS A condição prévia para este caso já existe: os módulos de fixação mecatrónicos da SCHUNK e os sensores de força e torque da SCHUNK, que se podem ajustar segundo a força e a posição, permitem um acompanhamento preciso do estado. Os sensores FT da SCHUNK detetam até os desvios mais leves mesmo antes de ocorrer uma falha ou uma avaria, e criam as melhores condições prévias para uma intervenção previsível e eficaz dentro da área da manutenção preditiva. Permitem obter conhecimentos descentralizados dentro da tarefa individual, e são adequados para controlar os parâmetros do processo, uma garantia de qualidade e de documentação de cada etapa.