Multi Jet Fusion – reinventando a fabricação aditiva

Page 1

robótica

50

3D EVER, Lda | Representante Certificado HP Tel.: +351 911 591 382 geral@3d-ever.pt · http://3d-ever.pt

Carina Ramos

Especial Impressão 3D

Multi Jet Fusion – reinventando a fabricação aditiva

Figura 1. Processo Multi Jet Fusion.

RESUMO A Multi Jet Fusion (MJF) é uma das mais recentes tecnologias de fabrico aditivo, considerada uma das chaves para a produção rápida, flexível, a um custo competitivo. Apenas a partir de um ficheiro 3D é possível construir peças de elevada complexidade, de forma eficiente e totalmente automática. Trata-se de um processo que utiliza materiais poliméricos sob a forma de pós e os transforma em peças de plástico através da utilização de agentes de transformação, à semelhança do que acontece nas tecnologias de Impressão 2D. Este método de produção permite obter peças de elevada qualidade e detalhe, de forma rápida e a um custo atrativo. Palavras-chave: MJF, fabricação aditiva, peças de plástico finais, voxel.

Pixel selecionado para receber tinta

1. INTRODUÇÃO A Fabricação Aditiva (FA) é conhecida por ser um processo de fácil fabrico de objetos complexos diretamente a partir de modelos tridimensionais, sem o uso de ferramentas de corte (Costa, et al., 2006). Graças à sua enorme flexibilidade e facilidade de produção, esta tecnologia está a tornar-se um fator-chave para a indústria, impulsionando a migração da produção em massa, para a criação de novas peças e conceitos, customizados e personalizados aos requisitos dos clientes. A moldação por injeção é um dos processos mais utilizados na transformação de termoplásticos, caraterizada por ser um método de produção em série, de elevados investimentos em máquinas, moldes e equipamento auxiliar.

Voxel selecionado para a solidificação

Todos estes aspetos assumem grande importância na definição estratégica de uma empresa, onde são determinantes as elevadas cadências de produção e a fiabilidade do processo. Ao longo dos últimos 30 anos, a HP Inkjet Technologies tem sido disruptiva, liderando uma ampla quota do mercado da impressão. Dando continuidade à sua forma arrojada de estar no mercado, lançou no ano de 2016 uma nova forma de produção de peças de plástico. Consiste em produzir peças, camada a camada, recorrendo a materiais sob a forma de pó e aglomerando-os com agentes de transformação. A tecnologia Multi Jet Fusion teve por base o know-how de décadas de Impressão 2D da HP, aplicando-o à técnica de fabricação aditiva já existente conhecida por ‘POWDER BED’.

2. TECNOLOGIA MULTI JET FUSION As imagens em impressões convencionais e displays eletrónicos são formadas a partir de pixels (elementos de imagem), sendo estes pontos impressos (ou emitem luz) num tamanho específico e com uma cor específica. O análogo 3D do pixel é o Voxel, para “elemento de volume”. Na Impressão 2D, os pixels são dispostos numa superfície. Na Impressão 3D, os voxels também são impressos à semelhança do 2D mas em profundidade, conforme ilustra a imagem abaixo.

Voxel impresso com agentes HP Multi Jet Fusion

Pixel Papel de escritório com ~100 µm de espessura

Binário voxel

Impressão monocromática 2D

Figura 2. Pixel, Voxel binário e Voxel HP Multi Jet Fusion.

Impressão binária 3D

Camada no eixo Z numa base de pó ou líquido ~100 µm em profundidade

HP Multi Jet Fusion Voxel

Impressão 3D HP Multi Jet Fusion

Camada no eixo Z numa base de pó ~100 µm em profundidade


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.