Liderar e gerir um setor de produção
robótica
46
Kaizen Institute
DOSSIER SOBRE PROCESSOS INDUSTRIAIS
Contribuição e papel da melhoria contínua No contexto económico global e ultra competitivo em que todas as empresas concorrem torna-se vital a aposta contínua na melhoria da qualidade dos produtos e no aumento da rentabilidade. É imperativo as organizações olharem para dentro e perceberem como podem tornar-se cada vez mais rentáveis e competitivas. É com este claro objetivo que cada vez mais empresas implementam estratégias de melhoria contínua (Kaizen). Liderar e gerir um setor de produção assente em estratégias de melhoria contínua permite criar na equipa um espírito de entreajuda com base na transparência e atualização da informação que permite atacar os problemas de forma construtiva e gerar valor de forma crescente.
Kaizen é uma palavra japonesa que significa “melhoria contínua”. Mais do que um método, é considerada uma filosofia que serve de suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua, de forma sustentada. O objetivo do Kaizen é o de conferir vantagens competitivas através do aumento da produtividade, rentabilização e motivação de recursos, eliminação de desperdícios, redução de tempos de produção ou otimização de equipamentos. A aplicação no terreno consiste em identificar e eliminar os vários tipos de desperdício que não acrescentam valor aos clientes e que aumentam os custos. A metodologia Kaizen assenta em cinco princípios: Criar Valor para o Cliente, Melhorias no Gemba (local de trabalho), Eliminar Desperdício (Muda), Gestão Visual e Envolvimento dos Colaboradores.
O objetivo é conseguir verdadeiras revoluções culturais. O baixo investimento na resolução de problemas e os elevados ganhos conseguidos justificam a grande vantagem da prática do Kaizen. Para medir o sucesso desta filosofia as empresas verificam as suas métricas de desempenho mais importantes. Em primeiro