Situação do solar térmico em Portugal

Page 1

especial solar térmico

situação do solar térmico em Portugal O sol é uma importante fonte de energia, sendo um recurso constante e virtualmente inesgotável, IQ GSQTEVEpnS GSQ E IWGEPE HI I\MWXsRGME HE ,YQERMHEHI % VEHMEpnS UYI EXMRKI E WYTIVJuGMI terrestre é normalmente usada não só para geração de energia, mas também para a produção HI GEPSV E RuZIP HSQqWXMGS RSW WIVZMpSW T FPMGSW I EMRHE TEVE ½RW MRHYWXVMEMW Costa M. R.; Torres G.; Cabrita I., Basílio L., Gil L. DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia

1. O Sol como fonte de energia O sol fornece anualmente à superfície terrestre uma quantidade de energia de 1,5x1018 kWh equivalente a cerca de 10 000 vezes o consumo mundial de energia registado durante o mesmo período (Moita, 2010; DGEG, 2016). No entanto, cerca de 1/3 da energia que chega à Terra é refletida para o Espaço. Cerca de ½ da energia que atinge a Terra é absorvida pela sua superfície. A distribuição espetral desta radiação consiste na radiação das regiões do ultravioleta (7%), luz visível (47%) e infravermelha (46%). Depois de passar através da atmosfera, num dia relativamente limpo, a radiação solar atinge a superfície do nosso planeta com uma potência inferior em cerca de 30%, ou seja cerca de 1000 W / m2 (DGEG, 2016). Esta energia, ao chegar à atmosfera da Terra pode ser absorvida ou refletida, como referido, por três modos diferentes: VEHMEpnS HMVIXE ¯ UYI EJIXE HMVIXEQIRXI E WYTIVJuGMI VEHMEpnS HMJYWE ¯ VEHMEpnS HIWZMEHE IQ HMVIp~IW HMJIVIRXIW TSV GSQponentes atmosféricos; VEHMEpnS VIJPIXMHE TSV VIJPI\nS RS WSPS I SFNIXSW IQ VIHSV

2. O potencial da energia solar A energia solar é praticamente inesgotável e constante, embora disponível de forma intermitente num determinado local. A Figura 2 apresenta a distribuição da radiação solar na Europa, constatando-se a sua maior densidade nos países do sul, como é o caso de Portugal, onde o potencial é considerável (SOLARGIS, 2016).

Na Figura 1 são apresentados esquematicamente os três tipos de radiação que atingem a superfície da Terra ao nível do solo.

Figura 2 Radiação global horizontal na Europa (Fonte: SOLARGIS, 2016).

Figura 1 Tipos de radiação solar ao nível do solo (Fonte: NASA´s ERBE – Earth Radiation Budget Experiment Program, novembro 2016).

48

Comparativamente ao resto da Europa, Portugal recebe, em toda a sua extensão, um valor significativo de radiação solar. A Figura 3 apresenta o grau de insolação em Portugal Continental. O potencial disponível é, assim, bastante considerável, sendo Portugal um dos países europeus com melhores condições para a exploração deste recurso, com um número médio anual de horas de sol variável entre 2200 e 3000, no continente, e entre 1700 e 2200, para os Açores e a Madeira respetivamente (DGEG, 2016). Na Alemanha, por exemplo, o grau de insolação varia entre 1200 e 1700 horas (DGEG, 2016). Em Lisboa, num plano inclinado a cerca de 40o e virado a sul, a quantidade média diária de potência de radiação solar (radiação direta e radiação difusa) é de 414 W / m2 (DGEG, 2016).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.