sistema de autoconsumo com baterias: SMA – BYD

Page 1

case-study

sistema de autoconsumo com baterias: SMA – BYD A empresa instaladora Engiaux é responsável pela instalação de um novo sistema de autoconsumo residencial com baterias na região da Catalunha, em Espanha. Fernando Nevado

Fomos ao município de Santa Maria de Palautordera, em Barcelona, para a instalação numa residência familiar onde o sistema de geotermia climatiza a vivenda através do chão radiante. No entanto, apesar da grande eficiência destes equipamentos, o consumo elétrico é elevado, e por isso é proposta uma instalação fotovoltaica para reduzir a sua fatura de eletricidade. Além do consumo atual da instalação é muito importante prever o futuro consumo, a médio e a longo prazo, de forma a obter o melhor aproveitamento da instalação fotovoltaica. Neste caso o proprietário tem previsto a aquisição de um carro elétrico e que pode ser carregado, em grande medida, através da energia solar. Outro dado importante a ter em conta na conceção da instalação é o perfil de consumo da mesma. Neste caso, embora seja uma casa, não podemos considerar um consumo residencial uma vez que o proprietário trabalha a partir

Para aumentar a taxa de autoconsumo foi feita a instalação de um sistema de baterias composta por um inversor SMA Sunny Boy Storage e bateria BYD HV (10,8 kWh), tendo em conta o crescimento do consumo com a aquisição de um carro elétrico por parte do proprietário.

de casa (distribuição de vinhos), e por isso deve ser considerado como um consumo empresarial-escritório adicionado ao perfil residencial normal. No entanto é muito fácil obter este perfil de carga graças aos novos medidores inteligentes presentes na maioria das residências. • Preço atual de compra da energia: 0,14€/kWh (IVA não incluído); • Consumo médio mensal: 650 kWh; • Potência contratada: 8,05 kW. A habitação possui um telhado plano, o qual não é possível perfurar, e por isso foi proposto a utilização do sistema Alugrid pela Schletter, muito recomendado pelo seu design otimizado para reduzir as cargas do vento e o contrapeso. Além disso o reduzido número de elementos facilitam e reduzem os tempos de instalação, tornando-o num dos sistemas mais económicos do mercado, considerando todos estes aspetos na hora da montagem. No que diz respeito à instalação fotovoltaica, a Engiaux revela que a qualidade dos componentes reflete a qualidade do seu trabalho, e por isso colocaram um sistema de 2,6 kWp com módulos AUO Sunprimo PM060PW1 (260 Wp) e um inversor monofásico SMA Sunny Boy 2.5, garantindo assim uma taxa elevada de autoconsumo.

44

Consumo médio anual

7,800 kWh

Produção fotovoltaica anual

3,640 kWh

Custo da instalação

14 000€

Amortização

Cerca de 10 anos

É necessário ter um “gestor” que controle o estado da instalação em todos os momentos e que se encarregue de gerir a carga e descarga das baterias caso seja necessário. Para isso é imprescindível utilizar o equipamento SMA Sunny Home Manager 2.0, graças ao qual conseguimos monitorizar a instalação em qualquer momento e garantir toda a informação até mesmo no nosso telemóvel ou através do Sunny Portal. Além disso este dispositivo também nos permitirá gerir a carga e descarga das baterias em tarifas em períodos diferentes, como acontece com a taxa habitual com descriminação horária. A equipa da Engiaux e o serviço técnico da AS Solar, de forma remota, encarregaram-se de colocar em funcionamento este sistema fotovoltaico com baterias. Neste tipo de instalações, o sistema de comunicação entre os equipamentos é muito importante para assegurar o seu correto funcionamento. “Surgiram vários incidentes durante a instalação, até porque era das primeiras instalações de inversores SMA com baterias BYD. A AS Solar não parou até encontrar a solução para todos os incidentes.” (Engiaux)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.