42
formação
ventilação CLASSIFICAÇÃO DE VENTILADORES.
No tipo helicocentrífugo, e no transversal, o elemento impulsor do ar adota uma forma semelhante às turbinas centrífugas.
CIRCULAÇÃO DO AR O ar circula por uma conduta graças às diferenças de pressão que existem nos seus extremos. Para as diferenças de nível até 100 metros de velocidades inferiores a 50 m/s (caso em que se pode considerar incompressível) e regime estacionário, as pressões obedecem ao seguinte teorema:
Teorema de Bernoilli A expressão analítica do mesmo diz-se: a soma da pressão estática, à dinâmica e a devida à altura, é constante para todos os pontos de um filete de fluido.
Pressões
O QUE É UM VENTILADOR? Um ventilador é uma máquina rotativa que põe o ar, ou gás, em movimento. Podemos defini-lo como uma turbo máquina que transmite energia para gerar a pressão necessária com a finalidade de manter um fluxo contínuo de ar, dentro de uma classificação geral de máquinas. Como mostra o quadro encontramos os ventiladores como turbo máquinas hidráulicas, tipo gerador, para gases. Um ventilador consta essencialmente de um motor de acionamento, geralmente elétrico. Com dispositivos de controlo próprios dos mesmos: arranque, regulação de velocidade, comutação de polaridade, entre outros, e um propulsor giratório em contacto com o ar, a quem transmite energia. Este propulsor adota a forma de uma turbina com lâminas, como no caso dos centrífugos, ou de uma hélice com ângulos de pá, como no caso dos axiais. O conjunto, pelo menos de uma turbina ou de uma hélice, é envolvido por uma caixa em forma de espiral para os centrífugos e uma estrutura plana ou tubular para os axiais. A envolvente tubular pode levar uma grelha radial de alhetas fixas à entrada ou à saída da hélice, chamada diretriz, que conduz o ar, para aumentar a pressão e o rendimento do aparelho.
Se a conduta é horizontal ou a diferença é inferior a 100 metros, a pressão por diferença de altura é 0. A pressão estática (Pe) atua em todos os sentidos dentro da conduta. Manifesta-se no mesmo sentido e no contrário à da corrente. A pressão dinâmica (Pd) atua no sentido da velocidade do ar. A pressão total (Pt) é constante em todos os pontos do filete de fluido considerado e a sua expressão é: Pt = Pe + Pd
Caudal É a quantidade de ar que circula pela conduta. A sua expressão é: Q = v S (m3/h) Na Figura 1 está representado um esquema de uma conduta horizontal de ar (considera-se sem perdas para simplificar), expressando um caudal Q (m3/h), com a velocidade v (m/s) e de Secção S (m2). Uma sonda de pressão estática marca-nos a pressão estática (Pe) e um tubo de Prandtl dá-nos a pressão dinâmica. As fórmulas de relação de todos estes parâmetros indicam-se na mesma figura.
Curva caraterística É a representação gráfica de todos os estados Caudal - Pressão de que é capaz o ventilador. A sua representação na Figura 2 mostra uma
PARA LÍQUIDOS GERADORES TURBOMÁQUINAS MÁQUINAS
MÁQUINAS DE FLUIDO
M. HIDRÁULICAS
PARA GASES: VENTILADORES MOTORES: TURBINAS HIDRÁULICAS
M. DESLOCAMENTO POSITIVO M. TÉRMICAS (estudo face à termodinâmica)
MÁQUINAS FERRAMENTAS MÁQUINAS ELÉTRICAS
www.oelectricista.pt o electricista 63
MOTORES GERADORES (as máquinas de deslocamento positivo são reversíveis em geral)