44
formação
casos pråticos de ventilação ventilação de cabinas de pintura de automóveis Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.
O PROBLEMA
(VTXHPD
Ventiladores CVTT-22/22 700 rpm 7’5 KW
Fomos consultados no sentido de calcularmos as necessidades de ventilação de uma cabina de pintura de automĂłveis que estĂĄ a ser construĂda numa empresa de transformação de carroçarias.
Grelha de suporte
Secção 12’5 m2
DADOS A TER EM CONTA A cabina terĂĄ 10 metros de comprimento por 5 de largura e 5 de altura. No teto terĂĄ uma cobertura adicional do tipo plenum para permitir a entrada de ar por sobrepressĂŁo. No chĂŁo construir-se-ĂĄ um coletor minar, que serĂĄ ligado a uma conduta para saĂda para o exterior com cerca de 12 metros de extensĂŁo e 1 metro de diâmetro.
DETERMINAĂ‡ĂƒO DAS NECESSIDADES Para cabinas de pintura de uso contĂnuo, os principais fabricantes determinam uma necessidade de 180 renovaçþes/hora do volume total do local:
Coletor Secção 0’8 m2 Filtro de retenção de tinta
Q = 10Ă—5Ă—5Ă—180 = 45 000 mÂł/h
Grelha de piso Secção 1’6 m2
com base nas necessidades de velocidade de 1 m/s o que nos då uma secção de passagem no teto de: Se = 45 000 / 1 ms / 3600 = 12,5 m² Para determinar a secção do coletor inferior para a evacuação do ar, calculå-la-emos com base numa velocidade de ar no coletor de 8 m/s:
Câmara em sobrepressão
! "# $ $ $ % &
cessårio recalcular o tipo de ventilador prescrito. A perda de carga total da instalação foi calculada em 46 mm c.d.a. A conduta de evacuação do ar para o exterior serå de 1 metro de diâmetro e sairå pelo telhado, protegida por chapÊu.
Ss = 45 000 / 8 ms / 3600 = 1,6 m²
REFERĂŠNCIAS ESCOLHIDAS A SOLUĂ‡ĂƒO Tal como se indicou anteriormente, ventilaremos o espaço por sobre
sobre o qual se situarĂĄ o veĂculo a pintar para se produzir um movimento envolvente do ar e de modo a que a tinta nĂŁo se dissipe pelo resto da cabina. Devido ao grande volume de ar a movimentar e para que o nĂvel de ruĂdo nĂŁo seja exagerado, optĂĄmos por dividir o caudal entre duas caixas de ventilação com transmissĂŁo do tipo CVTT e baixa rotação. Estas caixas serĂŁo instaladas em paralelo numa das paredes de 5 m introduzindo ar no plenum do teto. Para evitar a entrada de corpos estranhos no sistema, protegeremos a aspiração dos ventiladores com uma defesa. www.oelectricista.pt o electricista 54
&977
' '
&9$
2 caixas de transmissão CVTT-22/22 a 700 r.p.m. com motor de 7,5 kW; 2 defesas de aspiração CVA-22.