Tecnologia de Impressão 3D portuguesa diretamente para o mercado e para o espaço
BEEVERYCREATIVE Tel.: +351 234 198 891 beevc@beeverycreative.com · https://beeverycreative.com
40
Especial Impressão 3D
A BEEVERYCREATIVE é uma empresa portuguesa que desenvolve tecnologia de Impressão 3D e pretende estar na vanguarda desta tecnologia, quer com a entrega de soluções inovadoras ao mercado, quer com o desenvolvimento de tecnologia para projetos à medida.
robótica
Figura 1. Soluções BEEVERYCREATIVE no i-Experience Center, centro de experimentação para a Indústria 4.0, localizado nas instalações da Siemens Portugal.
Esta empresa é líder nacional no setor das tecnologias de Impressão 3D e detentora de um portefólio de marcas com reconhecimento e notoriedade no setor a nível internacional, iniciou o seu percurso em 2011 com o desenvolvimento de componentes eletrónicos. Em 2013, lançou o seu primeiro produto, a primeira impressora 3D portuguesa, BEETHEFIRST. Abaixo são apresentadas um leque de questões que versam esta tecnologia e a sua implementação no mercado industrial e doméstico da tecnologia.
1. A CONSTITUIÇÃO FÍSICA DE UMA IMPRESSORA FDM, PRINCIPAIS COMPONENTES Na nossa opinião, enquanto fabricantes de Impressoras 3D FDM, do ponto de vista tecnológico, as impressoras são divididas em 3 principais Unidades: a de Controlo, a de Posicionamento Tridimensional e a Extrusora. É absolutamente fundamental para ter bons equipamentos
de Impressão 3D, que os componentes sejam de qualidade, pois de outra forma a repetibilidade das impressões e a robustez do equipamento são postas em causa com muita facilidade. Para a Unidade de Controlo é importante ter uma placa eletrónica fiável e rápida, por exemplo. Na Unidade de Posicionamento Tridimensional é muito importante que a estrutura seja sólida, independentemente do sistema de eixos 3D em causa. Para a Unidade Extrusora é importante que esta tenha uma boa capacidade de deposição, que seja capaz de extrudir vários materiais, que seja fiável e robusta e que seja de fácil manutenção.
2. TENDÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE DESENVOLVIMENTO FUTURO O potencial desta tecnologia é tão grande e vasto que ainda tem muito por onde crescer. Esperam-se desenvolvimentos na área dos materiais, já que quantos mais materiais se puderem usar, mais aplica-
ções inovadoras surgirão. Também relativamente à velocidade de impressão, há um caminho a percorrer pois parece natural que a velocidade aumente tornando todo o processo mais simples e rápido. A qualidade de impressão, em geral, é também uma área da tecnologia que continuará certamente a evoluir de forma consistente. É esperado que, cada vez mais, os novos equipamentos a surgir possam imprimir com mais qualidade.
3. PRINCIPAIS UTILIZADORES DOS VOSSOS EQUIPAMENTOS, CASOS DE ESTUDO Por acaso temos utilizadores em quase todos os segmentos de mercado, desde clientes domésticos, a makers, escolas, universidades, empresas e mesmo alguma indústria. Seguem alguns exemplos: • Agrupamentos de Escolas: várias por todo o país, para incitar a criatividade, ensinar pelo método da aprendizagem com o erro e dar forma visível às teorias; • Alualpha: fabrico e comercialização de ferragens no desenvolvimento de protótipos; • ATZ: fabrico e comercialização de ferragens no desenvolvimento de protótipos; • BENTELER: produção de ferramentas que garante a exatidão e a ergonomia na fabricação de componentes para a indústria automóvel, para a AutoEuropa mais em particular; • CENFIM: o Centro de Formação Profissional para a Indústria utiliza, de forma alargada, para a formação e para a criação de protótipos para a metalomecânica; • HFA: produção de ferramentas que garante a exatidão na fabricação de placas eletrónicas; • Quitérios: fabrico de componentes que incorporam no material elétrico que vendem;