biogás – solução sustentável para o transporte rodoviário

Page 1

dossier sobre biomassa

biogás – solução sustentável para o transporte rodoviário O biogás é o gás proveniente do processo anaeróbio de decomposição da matéria orgânica, como por exemplo, num aterro sanitário o gás emitido devido à decomposição do lixo ali depositado é o biogás. )WXI KjW q GSQTSWXS IQ QqHME TSV HI QIXERS '32 I HI SYXVSW KEWIW Nuno Moreira, Carla Machado, 6MGEVHS )QuPMS I .SnS *MPMTI .IWYW Dourogás SGPS

O biogás tem três utilizações básicas: para geração local de energia elétrica I IRIVKME XqVQMGE SY TSHI WIV TYVM½GEHS VIQSZIRHS YQE FSE TEVXI HI CO2 e transformado em biometano. O biometano tem as mesmas utilizações do biogás, com a vantagem de poder ser transportado para uso mais distante, além de servir também como biocombustível de veículos leves, médios ou pesados. Devido ao seu elevado teor de metano, resultante da degradação biológica na ausência de oxigénio molecular, o biogás é uma fonte de energia atrativa, apesar de ter um teor energético inferior ao gás natural, que é constituído por cerca de 90-95% de metano. O potencial de produção de energia elétrica com base no Biogás está estimado segundo a DGEG em cerca de 886 GWh/ano, e distribuído pelas seguintes fontes: no setor agroalimentar o potencial energético para a produção de biogás é de cerca de 68 milhões de m3/ano, tendo como base os resíduos de culturas, nomeadamente as partes aéreas das plantas. O setor agropecuário é um dos setores com maior potencial, sendo que as explorações de suínos e de bovinos são aquelas que apresentam maior potencial de produção de biogás. Nas ETARs, relativamente à viabilidade económica da digestão anaeróbia das lamas com consequente produção de biogás nas ETARs domésticas, o valor mínimo das populações situa-se nos 15 000 habitantes. Nestes aproveitamentos grande parte do calor gerado é consumido diretamente no processo de digestão das lamas e, eventualmente, na secagem das lamas, não sendo uma mais-valia energética. A produção elétrica estimada de 157 GWh/ano com base no biogás corresponde ao aproveitamento em 75% das lamas geradas nas ETARs a RuZIP REGMSREP 4SV ½Q SW VIWuHYSW WzPMHSW YVFERSW 679 GSPSGEHSW IQ aterro são ricos em matéria orgânica, a qual em condições anaeróbicas no seio do material depositado, dá origem ao biogás. A produção de eletricidade será uma solução viável de aproveitamento do biogás devendo ser consideradas também outras utilizações, incluindo a introdução na rede de gás natural. Embora se tenha como objetivo a separação progressiva dos resíduos passíveis de valorização orgânica da restante matéria a aterrar, uma grande parte da matéria orgânica continuará a ser depositada nos aterros, dando origem ao biogás. Tendo em conta valores médios anuais de RSU depositados em aterro de cerca de 2 550 000 em Portugal e partindo de uma produção na ordem dos 100 m3/ton, estima-se uma produção média de biogás de 255 milhões de m3/ano. Assumindo um teor médio de metano no biogás de 50% (PCI ~ 5 kWh/m3) e um rendimento de conversão elétrica de 30%, o potencial teórico disponível corresponde 36

Atualmente existe em Portugal cerca de uma centena de sistemas de produção de biogás, na sua maior parte proveniente do tratamento de efluentes agropecuários (cerca de 85%) e destas cerca de 85% são suiniculturas e de alguns aterros de grande porte.

a 383 GWh/ano de eletricidade. Limitando realisticamente esse potencial a 50% seria possível gerar 192 GWh/ano de energia elétrica. Atualmente existe em Portugal cerca de uma centena de sistemas de produção de biogás, na sua maior parte proveniente do tratamento de I¾YIRXIW EKVSTIGYjVMSW GIVGE HI I HIWXEW GIVGE HI WnS WYMRMculturas e de alguns aterros de grande porte. Este aproveitamento que, TEVE EPqQ HI VIWSPZIV SW TVSFPIQEW HI TSPYMpnS HSW I¾YIRXIW TSHI XSVREV YQE I\TPSVEpnS EKVSTIGYjVME EYXSWWY½GMIRXI IQ XIVQSW IRIVKqXMGSW 3W I¾YIRXIW WzPMHSW VIWYPXERXIW TSHIQ WIV EMRHE ETVSZIMXEHSW GSQS adubo. Apesar do potencial e das metas do Governo o Biogás representa atualmente apenas cerca de 0,2% do consumo energético nacional com cerca de 80 GWh produzidos e uma potência instalada de apenas 21 MW, ou seja, 80% abaixo da meta dos 100 MW. Existem vários constrangimenXSW UYI NYWXM½GEQ S VIPEXMZS MRWYGIWWS HIWXI WIXSV TSV I\IQTPS JVEGE EGIMtação do processo de digestão anaeróbia, com exceção do tratamento das lamas das ETAR’s, pouca relevância dada à valia energética dos projetos ambientais, avaliados essencialmente pela capacidade de tratamento e baixa retribuição da energia elétrica produzida a partir da digestão anaeróbia, prejudicando assim a amortização dos investimentos. Como todas as fontes de energia, a energia do biogás possui também vantagens e desvantagens decorrentes do seu aproveitamento para a produção de energia elétrica e também no seu aproveitamento como biocombustível.

Vantagens: • Em termos de tratamento de resíduos: é um processo natural para tratar resíduos orgânicos. Requer menos espaço do que aterros sanitários ou compostagem e diminui o volume de resíduo a ser descartado.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.