dossier sobre manutenção de instalaçþes fotovoltaicas
a monitorização fotovoltaica – um elemento indispensåvel ! ! " # ! ! Vasco Andrade Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Atualmente, a quantidade de empresas especializadas unicamente em serviços de Operação e Manutenção (O&M) ainda ĂŠ reduzida. No entanto, Ă medida que o setor vai evoluindo e estes sistemas vĂŁo envelhecendo, acentua-se cada vez mais a importância da sua monitorização. Mas em que consiste este conceito de monitorização aplicada ao setor a informação proveniente dos sistemas fotovoltaicos com vista a manter o seu saudĂĄvel funcionamento, mantendo todos os seus parâmetros dentro de nĂveis aceitĂĄveis. Como principal objetivo destaca-se a possibilidade de maximizar o retorno do investimento relacionado com a instalação des desempenho, segurança e diminuição de custos relacionados com a sua operação e manutenção. A interação entre os sistemas de monitorização e os diversos componentes dos sistemas fotovoltaicos ĂŠ demonstrado na . Na maioria dos casos, um datalogger (dispositivo eletrĂłnico usado para armazenar informação, pertencente ao sistema de aquisição) recolhe a informação proveniente dos vĂĄrios componentes do sistema – tais como os painĂŠis fotovoltaicos, os inversores ou o contador de energia – e envia-a para a Internet, de maneira a que possa ser trabalhada pelos centros de monitorização, que irĂŁo proceder Ă sua anĂĄlise e tratamento. Existem trĂŞs nĂveis diferentes no que toca Ă anĂĄlise e tratamento dos dados: Abordagem BĂĄsica – Consiste apenas na aquisição, transferĂŞncia e visualização de dados. Pode, eventualmente, conter algum tipo de prĂŠ-tratamento dos dados como o cĂĄlculo de mĂŠdias ou a extrapolação de valores em falta. Este tipo de solução adequa-se principalmente a clientes residenciais que possuam sistemas fotovoltaicos de pequena dimensĂŁo. Abordagem Limiar – ContĂŠm as funcionalidades do nĂvel anterior e acrescenta-lhe a possibilidade de comparar as mediçþes obtidas com os valores esperados. Caso a diferença entre estes valores ultrapasse os limites desejĂĄveis, sĂŁo emitidos alarmes.
AnĂĄlise Inteligente de Dados – Consiste num upgrade direto aos ! maneira a evitar falsos alarmes e a obter informação crĂtica relativa Ă " # ApĂłs esta anĂĄlise feita pelos sistemas de monitorização torna-se necessĂĄ $" # " " de o fazer ĂŠ atravĂŠs de portais online, os quais tĂŞm a grande vantagem de poderem ser acedidos pelo cliente atravĂŠs de uma grande quantidade de 36
Figura 1 Interação entre os diversos componentes de um sistema fotovoltaico e o sistema de monitorização.
dispositivos como computadores, tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo semelhante, desde que haja ligação à Internet. Na maior parte dos casos, estes portais transmitem informação relativa à produção diåria, mensal ou anual dos inversores e as suas potências são dispostas de 15 em 15 minutos ou de hora a hora. AlÊm disso, tambÊm contêm informação relativa às mediçþes de tensþes e correntes do lado DC e AC. Natu % " ' " # no sistema.
Novas oportunidades de negócio A cadeia de abastecimento da monitorização fotovoltaica ainda estå numa fase inicial de construção e existem, por isso, vårias oportunidades para novos negócios na årea de Operação e Manutenção (O&M) surgirem, nomeadamente para empresas focadas na anålise de dados e/ou em sistemas de monitorização. Atualmente, na indústria fotovoltaica, existe uma tendência para a integração vertical (uma empresa adquirir outra empresa que opere numa fase anterior ou posterior do processo de fabrico com o objetivo de reforçar a sua cadeia de abastecimento) e horizontal (aquisição de outra empresa semelhante com o objetivo de aumentar a dimen '% % % " * " " concorrência). Jå existem grandes empresas multinacionais, cujo objetivo Ê