A importância do 3D

Page 1

A importância do 3D

Luís Germano Formador do CENFIM

robótica

28

portugal 3d

Quando falamos em 3D na área da mecânica, duas ideias vêm à cabeça: uma o desenho a 3D e outra a impressão a 3D. Começando pela Impressão 3D, imaginem um bebé quando começa a andar, cai muitas vezes e não controla bem os movimentos. A Impressão 3D não anda muito longe do início desta aprendizagem, já dá uns bons passos, mas está ainda muito longe do que se espera que venha a fazer.

No futuro, quando a resolução das impressoras 3D for a nível atómico, quando tiver a capacidade de imprimir com multimateriais, com resistências elevadas de modo a permitir peças funcionais e velocidades rápidas, as máquinas por arranque de apara tendem a ficar obsoletas. No que respeita a resíduos, na Impressão 3D, praticamente não existem, sendo um extraordinário desempenho positivo no impacto ambiental. O fator económico também é muito importante na Impressão 3D, uma vez que permite uma economia na obtenção de peças, tempos de produção mais curtos, e maior flexibilidade na alteração da geometria das peças. A Impressão 3D vai ser uma das áreas de maior expansão e desenvolvimento dos próximos tempos, mas há muito trabalho a fazer. Tem vindo a surgir muitas notícias bastante animadoras na fabricação de bicicletas, por exemplo, onde se estão a conseguir avanços muito significativos na qualidade dos materiais. E o mesmo se passa para os componentes para a indústria aeronáutica.

A empresa portuguesa BEEVERYCREATIVE foi líder num consórcio para a criação do projeto de uma impressora 3D, concebida para trabalhar sob condições de microgravidade. Foi entregue um protótipo à Agência Espacial Europeia, e nesse projeto foi anunciada a capacidade de imprimir com polímeros de alta performance com propriedades mecânicas e térmicas elevadas. Todos esperamos que essa investigação e desenvolvimento passe a estar disponível muito rapidamente, nas próximas gerações de impressoras industriais e pessoais. Quando ao desenho a 3D, a sua importância já é grande na área do projeto e desenvolvimento, os tempos de projeto são muito mais curtos, com menos erros em comparação com o 2D, os programas de desenho são cada vez mais são potentes e fáceis de usar, os modelos obtidos podem ser usados para inúmeras aplicações, como simulações, renderizações, entre outros. A democratização de programas de desenho a 3D, que estamos a assistir é fruto das necessidades das diversas áreas. Atualmente quem souber desenhar a 3D ou conseguir obter o modelo tridimensional da peça, rapidamente consegue passar do modelo digital ao modelo real, graças às máquinas CNC, seja com os processos por arranque de apara ou por adição (Impressão 3D). Nas construções mais complexas estamos a abandonar os desenhos em papel, cotagem e tolerâncias vêm diretamente no modelo 3D, esta solução permite encurtar tempos de projeto e facilitar a interpretação do desenho técnico. Os programas de desenho tendem a conseguir integrar num projeto, desenhos de qualquer formato a 3D e a conseguir editar esses mesmos formatos. Os programas de desenho tendem a conseguir otimizar geometrias, podendo definir uma rigidez estrutural e massa da peça. Quanto mais técnicos dominarem a modelação 3D, maior será a liberdade para criar novas soluções.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.