fibra ótica: inspeciona antes de conectar

Page 1

26

telecomunicações

fibra ótica: inspeciona antes de conetar Espectral Telecomunicações

As elevadas perdas de eficiência que se obtém nas redes de fibra ótica devido à sujidade e aos riscos nas conexões, são amplamente conhecidos e estão perfeitamente identificados. Estes problemas tendem a agravar-se com o aumento da largura de banda, podendo no extremo causar a queda de ligações de alto desempenho. Foram estes problemas que levaram a que IEC (International Electrotechnical Commission) criasse a norma IEC Standard 613003-35, que define os procedimentos para a inspeção da qualidade das faces da fibra antes de a conectar. Os constrangimentos naturais da visão humana aliadas à luz ambiente existente levaram a automatizar estes procedimentos, utilizando ferramentas próprias. Num esforço para permitir a conformidade com os standards, tanto a IEC como os fabricantes líderes no setor, desenvolveram um modelo para permitir a automatização da inspeção aos conetores de fibra ótica:

IBYC (INSPECT BEFORE YOU CONNECT)

Etapa 3 - Inspecionar Use o microscópio para inspecionar novamente e confirmar se a fibra está limpa. Se a fibra ainda estiver suja volte à Etapa 2. Se a fibra estiver limpa vá para a Etapa 4.

Etapa 4 - Conetar Se os conetores macho e fêmea estiverem limpos, eles estarão prontos para conectar. O uso consistente do modelo IBYC garante que a inspeção proativa seja executada corretamente e que as faces finais da fibra ótica estejam limpas antes de conetar os conetores, eliminando a instalação de fibras sujas ou danificadas na rede e otimizando, assim, o seu desempenho. Como resultado, o IBYC foi incorporado nos procedimentos de fabrico e instalação para a maioria das principais organizações do mundo.

AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE INSPEÇÃO PARA CUMPRIR A NORMA DE CERTIFICAÇÃO IEC Mesmo com o auxílio do modelo IBYC, a inspeção manual usando apenas um microscópio de visão pode ser difícil e está dependente da experiência do técnico, o que pode resultar numa qualidade e desempenho de rede variável. A inspeção manual que confia na experiência do técnico, juntamente com os naturais constrangimentos da visão humana aliadas à luz ambiente existente, não assegurando que o processo seja 100% confiável, repetíveis e certificáveis. Como este tipo de ferramentas (microscópio de visão) ou a ausência de ferramentas não produz nenhum registo visual das condições em que se encontram as faces das fibras, não é possível certificar a conformidade da análise efetuada. Para garantir que a conformidade com a Norma IEC seja alcançada, é necessário que a inspeção seja efetuada com auxílio a ferramentas e software que automatizem este processo de acordo com os critérios de aprovação/reprovação do padrão da Norma IEC.

Figura 1.

O IBYC é um modelo de 4 etapas, inspirado e suportado pelo standard da IEC, que orienta os técnicos de diferentes níveis de especialização na implementação adequada da inspeção proativa sistemática.

Etapa 1 - Inspecionar Use o microscópio para inspecionar a fibra. Se a fibra estiver suja vá para a Etapa 2. Se a fibra estiver limpa vá para a Etapa 4.

Etapa 2 - Limpar Se a fibra estiver suja, use uma ferramenta de limpeza para limpar a face final da fibra. www.oelectricista.pt o electricista 64

Inspeção Manual: deverá ser o técnico a julgar a conformidade da face da FO.

Figura 2.

Inspeção Automática: produz um resultado automático e repetível.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
fibra ótica: inspeciona antes de conectar by cie - Issuu