ESPAÇO DE FORMAĂ‡ĂƒO
Ficha tÊcnica n.o 15 Paulo Peixoto paulo.peixoto@atec.pt ATEC – Academia de Formação
11. ANĂ LISE DE CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA (PARTE 4)
A expressão matemåtica seguinte permite calcular a frequência de ressonância de um circuito RLC sÊrie:
11.4. Circuito RLC Um circuito RLC ĂŠ constituĂdo por uma resistĂŞncia, uma bobina e um condensador que iremos, nesta anĂĄlise, considerar como elementos ideais. Comparativamente Ă s anĂĄlises anteriores teremos que UT ≠UR + UL + UC. Esta expressĂŁo apenas serĂĄ vĂĄlida numa anĂĄlise com grandezas vetoriais. R
U
~
L
UR
UL
UC
Para a anålise de cada tipologia iremos construir o diagrama vetorial do circuito. A grandeza base para iniciar a construção do diagrama serå a corrente elÊtrica que Ê comum a todos os componentes.
uL
i
uR
UC – UL
uC UC
a)
UL
UL – UC b)
UL
UR φ UC – UL
UT
UT UL
UC
UT
UT
onde: f0 ĂŠ a frequĂŞncia de ressonância do circuito RLC sĂŠrie em Hertz (Hz), 1 Âł S GSIÇťGMIRXI HI EYXSMRHYÂąÂS SY MRHYXÂŹRGME HE FSFMRE IQ Henry (H), C ĂŠ a capacidade do condensador em Farad (F). Estes circuitos apresentam Ă frequĂŞncia de ressonância as seguintes caraterĂsticas: • Impedância mĂnima (Z = R); • Intensidade de corrente elĂŠtrica mĂĄxima (X = 0); • SobretensĂľes (XL e XC alĂŠm de se anularem vectorialmente apresentam tensĂŁo aos seus terminais).
Poderemos observar 3 tipologias nos circuito RLC, dependendo do valor da reatância capacitiva e da reatância indutiva: â&#x20AC;˘ Circuito dominantemente capacitivo (Ď&#x2020; < 0) - UC ĂŠ dominante face a UL; â&#x20AC;˘ Circuito dominantemente indutivo (Ď&#x2020; > 0) - UL ĂŠ dominante face a UC; â&#x20AC;˘ Circuito puramente resistivo (Ď&#x2020; = 0) - Uc ĂŠ igual a UL.
UR
1 Ć? Ć˝ 1 Ć˝ C
C
Figura 89. Circuito RLC.
I
f0 =
12. SEMICONDUTORES E DĂ?ODOS DE JUNĂ&#x2021;Ă&#x192;O 12.1. Introdução aos semicondutores Os materiais podem ser caraterizados como isolantes, quando nĂŁo conduzem a corrente elĂŠtrica, exemplo da borracha e da cerâmica, como condutores, quando conduzem facilmente a corrente elĂŠtrica que por eles circula, exemplo do cobre e da para e os semicondutores, que assumem caraterĂsticas entre os materiais isolantes e os materiais condutores. Os materiais semicondutores mais usados sĂŁo o germânio (Ge) e o silĂcio (Si). O germânio ĂŠ um elemento frĂĄgil de cor branco - acinzentada. O silĂcio ĂŠ um elemento nĂŁo metĂĄlico, abundante na Natureza, na areia, quartzo ou cristais, de cor branca e algumas vezes como diĂłxido de silĂcio, tambĂŠm designado por sĂlica. Os semicondutores servem, fundamentalmente, como materiais bĂĄsicos Ă construção de alguns dos mais importantes componentes eletrĂłnicos, como por exemplo os dĂodos, transĂstores e circuitos integrados.
UL â&#x20AC;&#x201C; UC
Ď&#x2020; UR
I
UR
I
UR
XC = XL
UC
Z=R
I UR = UT
c)
DO-41 Color Band Denotes Cathode
TO-92 1. Collector 2. Base 3. Emitter
&QTPMÇťGEHSV operacional LF353P
Figura 91. Exemplo de componentes semicondutores: a) )¸SHS VIXMǝGEHSV +SRXI HE +MKYVE [[[ JEMVGLMPHWIQM GSQ HEXEWLIIXW 3 3 THJ
Figura 90. Diagrama vetorial de um circuito RLC: a) Circuito dominantemente indutivo,
b) 8VERW¸WXSV HI NYRÂąÂS FMTSPEV +SRXI [[[ JEMVGLMPHWIQM GSQ HEXEWLIIXW '( '( THJ
b) Circuito dominantemente capacitivo, c) Circuito puramente resistivo.
c) (MVGYMXS MRXIKVEHS Ćł &QTPMÇťGEHSV STIVEGMSREP +SRXI HE +MKYVE LXXT TX VW SRPMRI GSQ
Nas condiçþes indicadas na Figura 90 (c), o circuito RLC encontra-se em ressonância e a tensĂŁo e a corrente estĂŁo em fase (Ď&#x2020; = 0). A impedância do circuito ĂŠ igual Ă resistĂŞncia R uma vez que a reatância do circuito (XC-XL) ĂŠ nula.
Os dispositivos semicondutores são extremamente pequenos, bastanXIW PIZIW GSQ GSRWYQSW HI TSX´RGME QYMXS FEM\SW I GSQ EPXE IǝGM´Rcia e segurança. Com a evolução tecnológica obtÊm-se uma maior capacidade de integração, conseguindo-se colocar num único circuito
18
MANUTENĂ&#x2021;Ă&#x192;O 138/139