EletrĂłnica 11.ÂŞ Parte (Parte 2)
10. LINEARIZAĂ‡ĂƒO DA CARATERĂ?STICA DIRETA DO DĂ?ODO Iremos introduzir a anĂĄlise do circuito com dĂodo com a apresentação das aproximaçþes ao modelo deste semicondutor. Em determinadas situaçþes a anĂĄlise do circuito poderĂĄ assumir algumas simpliďŹ caçþes que aceleram a sua anĂĄlise crĂtica.
Paulo Peixoto paulo.peixoto@atec.pt ATEC – Academia de Formação
ID
18
ELETRÓNICA INDUSTRIAL
10.1. 1.ÂŞ aproximação do dĂodo (dĂodo ideal) A utilização da 1.ÂŞ aproximação do dĂodo considera que este componente ĂŠ ideal, ou seja, funciona como um interruptor. Quando polarizado diretamente a tensĂŁo de arranque serĂĄ igual a 0 V sendo a sua resistĂŞncia direta nula e quando polarizado inversamente a corrente inversa igual a 0 A e a sua resistĂŞncia inďŹ nita. A Figura 91 representa esta aproximação.
VD = 0 robĂłtica
VD
Considerando o dĂodo diretamente polarizado (ânodo com potencial positivo) a sua tensĂŁo de arranque ĂŠ nula. A tensĂŁo nos terminais da resistĂŞncia de carga serĂĄ a tensĂŁo da fonte: URL = UF = 10 V A corrente que percorre o circuito serĂĄ dado pela equação:
I=
URL RL
=
10 10
= 1 mA
10.2. 2.ÂŞ aproximação do dĂodo A 1.ÂŞ aproximação ĂŠ aplicĂĄvel na maioria das reparaçþes de avarias nos circuitos eletrĂłnicos, contudo, por vezes, exige-se maior exatidĂŁo dos valores da corrente de carga e tensĂŁo de carga. Nestas situaçþes utiliza-se a segunda aproximação. O equivalente de um dĂodo, pela segunda aproximação, serĂĄ um interruptor em sĂŠrie com uma fonte de tensĂŁo de valor igual Ă tensĂŁo de arranque do dĂodo. Quando a tensĂŁo for superior Ă tensĂŁo de arranque do dĂodo o comutador encontra-se fechado, caso contrĂĄrio, se a tensĂŁo aplicada for inferior Ă tensĂŁo de arranque, o interruptor estĂĄ aberto. A Figura 114 representa a caracterĂstica corrente - tensĂŁo quando se aplica a segunda aproximação. A caracterĂstica mostra que nĂŁo existe corrente abaixo da tensĂŁo de arranque, ou seja, no caso do silĂcio UÎł = 0,7 V. O dĂodo começa a conduzir a partir desta tensĂŁo, mantendo-a nos seus terminais qualquer que seja a corrente.
ID
1.ÂŞ APROXIMAĂ‡ĂƒO DO DĂ?ODO
POLARIZAĂ‡ĂƒO DIRETA
VD = 0,7V
POLARIZAĂ‡ĂƒO INVERSA
VD
Figura 91. 1.ÂŞ aproximação do dĂodo (dĂodo ideal). 2.ÂŞ APROXIMAĂ‡ĂƒO DO DĂ?ODO
No circuito apresentado na Figura 92 iremos calcular a corrente que o percorre e a tensĂŁo aos terminais da resistĂŞncia de carga (URL) considerando o dĂodo ideal. /
UÎł = 0,7V
POLARIZAĂ‡ĂƒO DIRETA
Ď
UÎł = 0,7V
POLARIZAĂ‡ĂƒO INVERSA
h& Ń ĎĎŹ s
hZ>
Z> Ń ĎĎŹ ĹŹŃ‘ Figura 93. 2.ÂŞ aproximação do dĂodo.
Figura 92. Circuito com um dĂodo de junção ideal.
Consideremos o circuito representado na ďŹ gura 92 para fazer a sua anĂĄlise considerando a segunda aproximação. Como a ten-