A evolução das smart machines não podia fazer mais sentido

Page 1

A evolução das smart machines não podia fazer mais sentido

robótica

14

Rui Monteiro Diretor da Unidade de Negócio de Indústria da Schneider Electric Portugal

vozes de mercado

Longe dos ameaçadores filmes de ficção científica, a realidade é que as máquinas inteligentes representam um enorme avanço para qualquer indústria que depende da tecnologia de máquinas.

O termo smart machines refere-se a máquinas com um elevado nível de conetividade, maior flexibilidade, eficácia e segurança. Estas máquinas podem rapidamente responder a novas exigências de mercado e maximizar a eficiência graças ao facto de permitirem a colaboração intuitiva com os seus utilizadores. Uma smart machine também é capaz de participar em práticas de manutenção preditiva, minimizando a sua própria pegada ambiental e o custo total de propriedade. O desenvolvimento de smart machines é impulsionado pelas necessidades manifestadas pelos clientes (e não por um vilão cinematográfico com intenções de dominar o mundo!). Ao aplicar as mais recentes tecnologias para máquinas, as empresas podem lidar melhor com as tendências do mercado de consumo, entre elas a expetativa de conetividade universal, a crescente dependência de dispositivos móveis, e a procura por máquinas de fácil instalação e utilização. As tecnologias que tornam tudo isto possível incluem a conetividade via Ethernet, que permite a integração de redes e a melhoria do acesso aos dados, tecnologias móveis para uma operação mais segura e remota de equipamentos e a digitalização para o desenvolvimento a baixo custo de programas de simulação de automação de máquinas.

O QUE TORNA AS MÁQUINAS “INTELIGENTES” Para poderem ser consideradas inteligentes, as máquinas devem obedecer a quatro caraterísticas importantes: Eficiência – Sensores e algoritmos de análise permitem às máquinas inteligentes a monitorização dos seus próprios componentes e do ambiente envolvente. Ao fornecer as infor-

mações mais relevantes aos operadores, as linhas de produção podem operar de forma mais fiável, flexível e eficiente. Também a sua capacidade de aceder rapidamente e de forma descentralizada aos dados significa que o processo de tomada de decisão pode ser acelerado, reduzindo atrasos. Segurança & Proteção – Estas duas preocupações são, atualmente, prioridades para as empresas, influenciando a projeção das máquinas inteligentes que prestam um forte contributo para a melhoria da segurança dos operadores e a minimização do risco de segurança associado ao crescimento das redes. Flexibilidade – Plug & Work, modularidade e designs reutilizáveis são elementos intrínsecos à criação de máquinas inteligentes, tornando-as muito mais fáceis de utilizar do que as suas antecessoras. Conetividade – Com a conexão direta a uma rede mais ampla através da Ethernet, as máquinas inteligentes oferecem possibilidades de partilha de dados e planeamento de produção que vão muito além da oferta das máquinas e automação tradicionais. Colmatando a lacuna entre a Tecnologia da Informação (TI) e a Tecnologia Operacional (TO), as máquinas inteligentes disponibilizam dados de produção vitais para aqueles que mais precisam. A mobilidade digital que oferecem, por sua vez, permite a operadores e engenheiros uma maior flexibilidade para aceder aos dados a partir de qualquer local e diagnosticar problemas, acelerar a sua resolução e reduzir o tempo de inatividade. A tecnologia desenvolve-se a um ritmo frenético que não demonstra sinais de abrandamento futuro. Assim, tanto fabricantes de máquinas como os seus utilizadores têm de abraçar as mudanças tecnológicas ou perderão o comboio. As máquinas inteligentes oferecem diversos benefícios no âmbito da eficiência, redução de custos e otimização de desempenho, bem como novas formas de interação. Paralelamente, o desenvolvimento de novos serviços e sistemas de apoio a processos com máquinas inteligentes representa uma oportunidade significativa para os fabricantes de máquinas, especialmente nas áreas da manutenção preditiva e acesso remoto. Neste meio proliferam as parcerias com especialistas em comunicações, informática, TO e software, como fator crítico de sucesso para fabricantes de máquinas e os seus utilizadores. Com a ação das entidades reguladoras e fornecedores de automação será possível uma transição suave para um ambiente de produção inteligente que serve de base para a Indústria 4.0. Tirando partido das novas tecnologias que tornam toda esta evolução passível, é importante que empresas e marcas a capitalizem como um meio para se diferenciarem da concorrência e, tal como no universo cinematográfico, culminem num final feliz.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.