14
climatização
AVAC em tempos de Covid-19 Alfredo Costa Pereia & Pedro Costa Pereira 7HNN HQJHQKHLURV FRQVXOWRUHV
Desde o inĂcio da pandemia do novo coronavĂrus “Covid-19“ que existe uma grande preocupação em compreender com detalhe, quais as diferentes formas da transmissĂŁo do vĂrus e quais os comportamentos que potenciam as mesmas. Neste contexto, a pertinĂŞncia do projeto, instalação e manutenção dos equipamentos de AVAC encontram-se na ordem do dia. Primeiramente, antes de debater e enumerar as potenciais estratĂŠgias dos equipamentos AVAC, considerando as suas vantagens e paralelamente minimizando o risco da transmissĂŁo do coronavĂrus, importa perceber o principal mecanismo de propagação do mesmo e o impacto que possa ter nos sistemas de AVAC. A transmissĂŁo por via aĂŠrea ĂŠ atualmente considerada a forma mais propĂcia e frequente da transmissĂŁo do vĂrus, podendo ser feita de duas formas distintas: por gotĂculas e por aerossol. No que diz respeito Ă transmissĂŁo por gotĂculas, este ĂŠ considerado o meio mais comum, o qual se desenvolve a partir de uma partĂcula do ar ou saliva que contĂŠm o vĂrus proveniente do nariz ou da boca de um indivĂduo infetado. Desta forma, a pessoa infetada ao respirar, falar, WRVVLU RX HVSLUUDU SRGHUÂŁ H[SHOLU HVVDV JRWÂŻFXODV D SRXFRV PHWURV GDV pessoas que o rodeiam. No entanto, a perigosidade aumenta, caso as gotĂculas com vĂrus entrem em contato com os olhos, nariz ou boca de alguĂŠm, o que automaticamente provoca a transmissĂŁo do vĂrus. Relativamente Ă transmissĂŁo por aerossol, a mesma acontece quando uma pessoa infetada expele partĂculas infeciosas microscĂłpicas que permanecem no ar e se espalham de pessoa para pessoa nas correntes de ar. Por serem muito menores do que as gotĂculas, os aerossĂłis podem percorrer distâncias maiores e penetrar profundamente nos pulmĂľes de quem os inala.
Figura 1. TransmissĂŁo por via aĂŠrea.
7H[WR HVFULWR GH DFRUGR FRP D DQWLJD RUWRJUDͤD www.oelectricista.pt o electricista 73
Analisando as duas formas de transmissĂŁo por via aĂŠrea descritas na ͤJXUD DQWHULRU ÂŤ SRVVÂŻYHO YHULͤFDU TXH D WUDQVPLVVÂĽR SRU DHURVVRO ÂŤ D TXH REULJDUÂŁ D XPD DQÂŁOLVH PDLV GHWDOKDGD SRU IRUPD D HYLWDU D GLVVHminação do coronavĂrus por intermĂŠdio de sistemas AVAC. $ FRPXQLGDGH FLHQW¯ͤFD WHP YLQGR D GHEDWHU DWÂŤ TXH SRQWR ÂŤ TXH D LQDODмR GH SDUWÂŻFXODV SRU DHURVVRO ÂŤ VXͤFLHQWH SDUD FDXVDU LQIHмR pelo novo coronavĂrus. No entanto, tem sido unânime a opiniĂŁo de que este tipo de transmissĂŁo tem uma maior possibilidade de ocorrer em locais fechados com poucas condiçþes de salubridade. Consequentemente, alguns sistemas de AVAC poderĂŁo ser um potencial disseminador do vĂrus, podendo aspirar as partĂculas expiradas por uma pessoa infetada, insuflando de volta as partĂculas no mesmo espaço ou noutro espaço distinto que esteja ligado ao mesmo sistema de AVAC.
Figura 2. Transmissão por via de recirculação de ar viciado.
Importa referir, que apesar de ainda nĂŁo existirem estudos detalhados que comprovem o potencial da transmissĂŁo do novo coronavĂrus por intermĂŠdio de sistemas de AVAC, ĂŠ patente que outras doenças infeciosas como sarampo, tuberculose, varicela, gripe varĂola e SARS, demonstraram que se podem alastrar por meio destes sistemas. 2 IDFWR GH VH WUDWDU GH XP QRYR YÂŻUXV GLͤFXOWD UHWLUDU FRQFOXV¡HV GHͤQLWLYDV VREUH R SDSHO TXH RV VLVWHPDV $9$& SRGHP GHVHPSHQKDU QD GLVVHPLQDмR GR YÂŻUXV &RYLG 1R HQWDQWR H[LVWHP YÂŁULDV PHdidas e cuidados que devem ser tidos em consideração no que diz respeito Ă elaboração de um projeto, instalação ou manutenção de um sistema de AVAC. Dependendo do tipo de sistema de AVAC implementado e do seu XVR SRGH VH FRQVLGHUDU TXH R VLVWHPD GH $9$& SRGHUÂŁ VHU SDUWH GD solução no combate Ă disseminação do vĂrus em locais interiores, evitando desta forma que o mesmo se propague. 2V VLVWHPDV GH $9$& DSUHVHQWDP LQÂźPHUDV FRQͤJXUDŠ¡HV SRVVÂŻYHLV contudo, todos os sistemas devem reunir duas principais funçþes em comum: o controlo da temperatura interior e a renovação de ar do espaço. No que diz respeito ao controlo de temperatura dos espaços serĂŁo QHFHVVÂŁULDV DOJXPDV PHGLGDV PDLV OLPLWDWLYDV SDUD HYLWDU D SURSDJDção do vĂrus, dado se tratar de ar recirculado, sendo que, no caso da UHQRYDмR GH DU VDOYR HP DOJXQV FDVRV HVWD GHYHUÂŁ VHU D PDLV IUDQFD quanto possĂvel. Outro cuidado fundamental ĂŠ na otimização da qualidade do ar para neutralizar a propagação do vĂrus, nomeadamente o Covid-19. ‹ LPSRUWDQWH UHDOŠDU D H[LVWÂŹQFLD GH YÂŁULRV DVSHWRV TXH SRGHP contribuir para a melhoria de um sistema AVAC, designadamente: • Filtragem do ar; • Localização da captação e extração de ar novo; • DifusĂŁo do ar no interior dos espaços; • &ÂŁOFXOR DGHTXDGR GDV WD[DV GH UHQRYDмR GH DU