gestão de edifícios impulsionada pelo poder da IoT e da cloud

Page 1

12

vozes do mercado

gestão de edifícios impulsionada pelo poder da IoT e da cloud Fernando Ferreira Ecobuilding Manager Schneider Electric Portugal

A Internet das Coisas (IoT) tem vindo a criar novas oportunidades em inúmeras vertentes, incluindo na gestão de instalações. Um caso exemplar é o das ferramentas para a gestão de edifícios de menores dimensões. Apesar de desde há muito existirem sistemas de gestão de edifícios (BMS – Building Management System) de grandes dimensões e instalações críticas, a tecnologia da IoT torna possível e rentável a aplicação de funcionalidades semelhantes com base na cloud a edifícios de pequena e média dimensão, proporcionando inúmeras oportunidades aos prestadores de serviços que executam a manutenção. Tudo começa pela melhoria da eficiência das equipas de manutenção dos edifícios, tornando mais fácil a monitorização e conclusão dos trabalhos de manutenção programados e a criação de relatórios. OS EDIFÍCIOS DE MENORES DIMENSÕES PODEM BENEFICIAR DA INTELIGÊNCIA DA IOT Este tipo de ferramentas de gestão e manutenção baseadas na cloud são igualmente úteis para as equipas operacionais cuja função principal é a reparação dos vários ativos do edifício quando estes estão avariados, e colocá-los a funcionar o mais rapidamente possível. As ferramentas que combinam instrumentação da IoT com aplicações baseadas na cloud tornam possível aos prestadores de serviços resolver mais rapidamente os problemas, permitindo até alargar as suas ofertas de serviço de modo a incluir manutenção preventiva e acordos ao nível dos serviços (SLA’s). As ferramentas emergentes – disponíveis na forma de uma simples app para smartphones – permitem aos prestadores de serviços receberem alertas instantâneos assim que surge um problema, bem como informações úteis sobre a possível causa. Os técnicos de serviço podem analisar o problema remotamente e decidir se necessitam de se dirigir ao local, atribuir a tarefa a um técnico de campo ou se o problema pode esperar até à visita da manutenção seguinte. Este tipo de poderosas ferramentas é tão importante para os proprietários de pequenos e médios edifícios como para os de edifícios de maior dimensão. Analisemos o caso real de um cliente: uma empresa que fornece refeições a estabelecimentos de ensino. Num fim de semana, quando ninguém se encontrava no edifício, disparou um fusível que cortou a corrente da sala refrigerada. O problema apenas foi descoberto quando os trabalhadores chegaram na segunda-feira de manhã, constatando que teriam de deitar fora cerca de 18 000 refeições. www.oelectricista.pt o electricista 66

Este é um problema típico de instalações críticas que não são utilizadas de forma permanente, nas quais o ocupante do edifício é o primeiro a identificar o problema.

EXPANDIR AS OFERTAS DE SERVIÇOS COM A IOT E A CLOUD O tipo de alerta automático que as ferramentas emergentes proporcionam, significa que os gestores das instalações e os prestadores de serviços podem ser alertados para os problemas assim que estes ocorrem, ainda antes dos ocupantes do edifício terem dado por isso. Este tipo de capacidade de resposta, mais rápida e inteligente, permite aos prestadores de serviços estabelecerem acordos ao nível dos serviços com os seus clientes, com a confiança de que poderão cumpri-los – e abrindo assim novas oportunidades de negócio. Adicionalmente, a IoT e as ferramentas com base na cloud podem armazenar vastas quantidades de dados sobre todos os ativos do edifício que necessitam de gestão, os quais podem ser utilizados para análises históricas do desempenho e criação de relatórios. Trata-se do tipo de dados que alimenta os programas de manutenção com base na condição, o que permite aos prestadores de serviços a ter a confiança suficiente para se afastarem de trabalhos de manutenção estritamente programados e realizá-los apenas quando são efetivamente necessários – com base na informação proporcionada pela ferramenta sobre o desempenho dos ativos. Uma vez mais, a oferta dos contratos de manutenção com base na condição pode constituir-se como uma nova fonte de rendimento lucrativa para os prestadores de serviços, uma vez que conseguem reduzir os custos dos seus clientes e garantir a sua fidelidade. Isto deve-se ao facto da ferramenta com base na cloud poder monitorizar, de forma precisa, a condição de um ativo e informar quando a manutenção é efetivamente necessária, reduzindo assim tempos de inatividade.

TRÊS CAMADAS DE TECNOLOGIA AUMENTAM A EFICIÊNCIA Soluções como o Facility Expert da plataforma EcoStruxure™ alavancam do poder da IoT e da cloud para melhorarem a gestão, manutenção e operações dos edifícios. Os produtos conetados, na primeira camada, podem enviar dados de desempenho e diagnóstico para uma segunda camada de controlo periférica. O software é então capaz de orquestrar a operação fiável e segura dos componentes do edifício. Mas a verdadeira magia ocorre no terceiro nível, no Facility Advisor, uma série de aplicações e ferramentas analíticas com base na cloud que oferece capacidades analíticas preditivas para ajudar os prestadores de serviços a tomarem decisões informadas e atempadas, reduzirem custos e oferecerem ganhos em eficiência. Irei analisar este assunto em maior detalhe num artigo futuro.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
gestão de edifícios impulsionada pelo poder da IoT e da cloud by cie - Issuu