A evidência que 1+1 é bem maior que 2!

Page 1

A evidência que 1+1 é bem maior que 2!

Miguel Ângelo Diretor Engenharia da JPM Indústria Membro dos órgãos sociais da SPR

robótica

12

SOCIEDADE PORTUGUESA DE ROBÓTICA

Sim, por vezes, 1+1 não é o que esperamos que seja! Por vezes, e neste contexto, queremos que muitas das vezes 1+1 seja bem maior do que 2!

A nossa experiência permite-nos evidenciar que este ‘fenómeno’ é de facto uma realidade. Falamos naturalmente do poder sinergético que a colaboração entre entidades distintas pode potenciar entre si. No nosso caso, a JPM Indústria, uma empresa de bens de equipamento, que

explora um domínio de atuação orientado a soluções robotizadas de logística industrial, interatua, a montante e a jusante, com entidades bem distintas da sua cadeia de valor. A necessidade de garantir um nível competitivo sustentável conduz a uma atuação cada vez mais focada no que se entende serem as competências ‘core’ da organização. É aqui que é particularmente crítico que se adotem estratégias que complementem a cadeia interna de valor da organização. Num domínio de atuação em que o conhecimento científico e a tecnologia fazem toda a diferença, encontrar e desenvolver parcerias eficazes é, inequivocamente, uma das chaves para o sucesso. A empresa onde sou Diretor de Engenharia tem neste contexto vindo a operacionalizar este tipo de estratégias colaborativas, em especial no domínio das atividades de ID&I orientadas às soluções disruptivas de base robótica. Nos últimos anos foram lançados em cooperação projetos de I&D desafiantes, não

apenas a nível da multidisciplinaridade resultante das diferentes temáticas envolvidas, mas também simultaneamente desafiantes na diversidade das equipas participantes. A inerente complexidade dos desafios que estes projetos endereçam é felizmente, pela nossa experiência, amortecida pela envolvência, motivação e dedicação dos vários elementos envolvidos. De facto ganhámos e endogeneizámos novos conhecimentos e novas experiências. O que inicialmente parecia um mito, pela distância a que víamos este tipo de interação colaborativa, tornou-se rapidamente num instrumento essencial para um novo modus operandis da nossa organização: criar, desenvolver e implementar soluções tecnologicamente avançadas e assentes em conhecimento do estado da arte. Não podemos terminar esta reflexão sem referenciar os nossos parceiros de viagem, nomeadamente, o INESC TEC e o INEGI que na verdade nos permitiram que 1+1 seja bem maior que 2!

"A inerente complexidade dos desafios que estes projetos endereçam é felizmente, pela nossa experiência, amortecida pela envolvência, motivação e dedicação dos vários elementos envolvidos. De facto ganhámos e endogeneizámos novos conhecimentos e novas experiências. O que inicialmente parecia um mito, pela distância a que víamos este tipo de interação colaborativa, tornou-se rapidamente num instrumento essencial para um novo modus operandis da nossa organização: criar, desenvolver e implementar soluções tecnologicamente avançadas e assentes em conhecimento do estado da arte."


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.