Gama RENEP CGLP da FUCHS Lubrificação de guias, barramentos e sistemas de guias lineares de última geração.
Carlos Manuel Braga Gestor de Produto
FUCHS LUBRIFICANTES Unip. Lda. Tel.: +351 229 479 360 · Fax: +351 229 487 735 fuchs@fuchs.pt · www.fuchs.com/pt
Para evitar as marcas de deslizamento nas superfícies das peças que se trabalham a elevadas pressões superficiais e com um avanço lento, deve existir uma película adesiva lubrificante suficiente nos barramentos e nas guias. Esta película deve eliminar o stick-slip, combater o desgaste e evitar a corrosão. A causa do stick-slip é a vibração resultante da mudança constante do atrito entre o suporte da máquina-ferramenta, a ferramenta e a peça de trabalho, ou o mecanismo de avanço e o seu carril. O mesmo se aplica aos sistemas de guias lineares. Quando o mecanismo de avanço de uma máquina-ferramenta se move, criam-se elevadas forças de atrito e de rotura. Os picos de rugosidade de ambas as superfícies em contacto, que podem encaixar-se uma na outra com o aumento da pressão específica, devem deslizar uns sobre os outros e devem superar as forças de rotura. Os óleos especiais para guias e barramentos, e os seus aditivos, ajudam na formação de películas lubrificantes nas superfícies. Os aditivos de influência química ativam a superfície do metal, formando capas antidesgaste e reduzem o coeficiente de atrito entre as superfícies deslizantes.
As propriedades adesivas do óleo para guias e barramentos devem ser bastante boas para poderem resistir às paragens da máquina, assim como a influência dos óleos de corte e dos fluidos de corte miscíveis em água. Isto evita que o óleo para guias e barramentos escorra para fora das zonas a lubrificar, inclusive a elevadas pressões. As boas propriedades adesivas e humectantes também evitam que o lubrificante seja arrastado pelo fluido de corte, evitando que as guias e os barramentos sequem, assim como o contacto metal com metal entre as rugosidades. Os agentes de superfície ativa especiais melhoram a estabilidade da película lubrificante, reduzem o coeficiente e as forças de atrito no ponto de rutura, e durante o movimento de avanço.
STICKSLIP/BINÁRIO DE INÍCIO RESPETIVO F força de deslocamento
robótica
164
informação técnico-comercial
A precisão das dimensões e o acabamento das superfícies dos componentes mecânicos são influenciados, em grande medida, pelo comportamento stick-slip dos barramentos e das guias. O lubrificante para barramentos utilizado tem uma grande importância na hora de se atingir uma ótima precisão.
stick/slip
F0 binário de início
FG força de deslocamento Guia
deslizamento sem stick/slip S
AVALIAÇÃO DO DESGASTE E ATRITO Determinação do coeficiente estático de atrito com um tribometro inclinado. Método O aparelho de testes, fabricado pela empresa SKC Gleittechnick em Rödental (Alemanha), utiliza o princípio do plano inclinado. O plano inclinado é formado por uma barra que contém uma guia na qual foram montadas tiras, adequadamente maquinadas dos materiais, que se podem emparelhar. A guia eleva-se a uma velocidade angular constante com ajuda de um pistão hidráulico. O carro está equipado, em cada extremo, com duas amostras dos materiais a testar. Tendo em conta a geometria em V de 90º, tal produz uma pressão de 10 N/cm2 que pode aumentar até 40 N/cm2 com peso adicional. Procedimento Quando o carro se moveu a uma distância de 20 micrómetros, um interruptor limitador detém o movimento para cima do plano inclinado. Além disso, o plotter, que até este ponto registava o atrito gráfico versus o percurso percorrido, muda para percurso percorrido versus tempo. Um computador conetado através de
As caraterísticas notáveis da gama de produtos RENEP GCLP são: • Coeficientes de atrito extremamente baixos (estática e dinamicamente); • Excelente comportamento anti stick-slip; • Excelente desemulsificação com fluidos de corte base água; • Extraordinária adesividade às superfícies metálicas e plásticas; • Muito boa proteção anticorrosiva, evitando manchas na superfície; • Evita a formação de lamas e de depósitos de fluidos de corte.