Intervenções particulares nos domínios da Alta Tensão (7ª parte)

Page 1

14

alta tensão

intervenções particulares nos domínios da Alta Tensão 7.ª parte Eurico Zica Correia Engenheiro Eletrotécnico

É objetivo do presente documento dotar os leitores dos principais conhecimentos que lhes permitam efetuar trabalhos em tensão, fora de tensão e nas proximidades de instalações em tensão, respeitando as regras de segurança aplicáveis.

Entidade responsável pela condução Recebido o pedido de indisponibilidade compete à entidade responsável pela condução analisar a sua conformidade: • Coordena o processo de consignação; • Elabora a documentação necessária ao processo de consignação, incluindo a ordem de manobras; • Nomeia o responsável e delegados de consignação; • Passa a responsabilidade do elemento de rede ou instalação ao responsável de consignação.

Responsável de consignação O responsável de consignação recebe da entidade responsável pela condução o processo de consignação do elemento de rede ou instalação para consignar. Executa ou confirma as manobras de isolamento e bloqueio dos aparelhos que delimitam a instalação a consignar, de acordo com a ordem de manobras, e estabelece as medidas de segurança consideradas necessárias. A identificação no local, a verificação da ausência de tensão, a ligação à terra e em curto-circuito e a delimitação são realizadas: • Pelo responsável de consignação, ou sob a sua responsabilidade no caso de a consignação visar a criação de uma zona protegida; • Ou pelo responsável de trabalhos no local de trabalhos.

trabalhos fora de tensão Atribuições básicas no âmbito da consignação elétrica de uma instalação As atribuições específicas para a consignação numa rede de determinada atividade (distribuição, transporte, ...) devem ser estabelecidas através do respetivo regulamento de consignações.

No caso de trabalhos em cabos subterrâneos, o responsável de consignação deve identificar o cabo na presença do responsável de trabalhos. No boletim de trabalhos/ensaios, o responsável de consignação preenche a data e a hora da consignação e assina-o, em dois exemplares, atestando que o elemento de rede ou a instalação se encontra em condições de iniciar o trabalho logo que seja dada a devida autorização. Um dos exemplares fica em poder do responsável de consignação, sendo o outro entregue ao responsável de trabalhos/ensaios.

Entidade requisitante

A cada responsável de trabalhos/ensaios deve ser passado obrigatoriamente um boletim de trabalhos.

A entidade interessada na realização de trabalhos fora de tensão (entidade requisitante) elabora o pedido de indisponibilidade, identificando as instalações ou partes de instalação a intervencionar ou a consignar, com indicação da localização, data e duração prevista para a realização de trabalhos fora de tensão, e dirige esse pedido à entidade responsável pela condução: • Indica o responsável de consignação e delegados de consignação à entidade responsável pela condução, que serão nomeados por esta, salvo se outro procedimento for acordado; • Nomeia o responsável de trabalhos, da EDP ou do prestador de serviços, bem como as medidas de segurança complementares que irá tomar; • Substitui o responsável de trabalhos nomeado, apenas em casos de reconhecida necessidade e com conhecimento imediato à entidade responsável pela condução.

Quando a distância geográfica e as necessidades de exploração o justificarem, o boletim de trabalhos pode tomar a forma de uma mensagem registada do responsável de consignação para o responsável de trabalhos. A aplicação de medidas complementares, como por exemplo colocação de anteparos e ligação à terra suplementar, pode ser realizada por iniciativa do responsável de trabalhos ou por indicação do responsável de consignação. No caso de trabalhos efetuados por uma empresa exterior, os acordos estabelecidos previamente devem definir se o responsável de consignação executa/confirma: • A totalidade das operações da consignação; • Ou as duas primeiras operações, sendo as restantes realizadas pelo responsável de trabalhos da empresa exterior.

www.oelectricista.pt o electricista 59


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.