151
formação
entrada estabelecida a partir de uma instalação coletiva 2.a PARTE Hilårio Dias Nogueira (Eng.º)
IDENTIFICAĂ‡ĂƒO DE ALGUMAS INSTALAÇÕES ANTIGAS COM APRESENTAĂ‡ĂƒO DE SOLUÇÕES VIĂ VEIS: INSTALAĂ‡ĂƒO EM TUBO BERGMAN
Soluçþes de remedeio sĂŁo vistas por muitas zonas de grandes cidades, em edifĂcios cujo aspeto arquitetĂłnico negligenciou quase todas as outras necessĂĄrias infraestruturas que sĂŁo indispensĂĄveis Ă vida atual. Urge agora adaptĂĄ-los urgentemente com a devida responsabilidade e de acordo com as necessidades atuais.
TRABALHOS DE REMODELAĂ‡ĂƒO QUE PODERĂƒO SER IMPLEMENTADOS E SĂƒO UMA SOLUĂ‡ĂƒO PERFEITAMENTE REGULAMENTAR
Tubos constituĂdos com vĂĄrias capas de papel recobertas por chapa ͤQD +ÂŁ D SRVVLELOLGDGH GH HQFRQWUDU QR PHUFDGR VROXŠ¡HV FRP HTXLpamento moderno que se adapta Ă s normas regulamentares de segurança, hoje muito pertinente e que evitam as graves consequĂŞncias de um proeminente incĂŞndio.
Uma das soluçþes escolhidas na remodelação deste edifĂcio foi a que VH DSUHVHQWD QHVWDV IRWRV
Tipo de instalação usado nos anos 30, ainda existente em edifĂcios das nossas cidades com consequĂŞncias gravosas de segurança de pessoas e bens. Parte destas instalaçþes nĂŁo tem condutor de terra e, consequentemente, sem proteção de contactos indiretos e diretos, estando a maioria em sobrecarga com perigo eminente de provocar um incĂŞndio.
SITUAÇÕES EXISTENTES COM ALGUMA FREQUÊNCIA 1HVWDV GXDV LQVWDODŠ¡HV FROHWLYDV HVWHV HUDP RV ŸQLFRV FRUWHV gerais. www.oelectricista.pt o electricista 61