smart metering e smartcities: as inovações do futuro, hoje

Page 1

155

informação tÊcnico-comercial

smart metering e smartcities: as inovaçþes do futuro, hoje SMARTCITIES COM CONSUMO SUSTENTà VEL. O smart metering e as smartcities (e outros conceitos associados) têm ocupado, sem dúvida, um grande espaço nas conversas diårias do setor, e facilmente se percebem quais as vantagens em aderir e repensarmos todos os sistemas e aplicaçþes para tentarmos ir ao encontro destes conceitos. As smartcities jå não são o futuro mas o presente. No entanto dependendo da complexidade e da realidade de cada indústria e/ou aplicação, este Ê um processo que pode ser moroso, e a sua aplicação e execução têm que ser analisadas caso a caso, pois dificilmente haverå uma solução global standard. A ågua Ê um dos fatores e recursos naturais mais importantes na equação das smartcities e do smart metering. A monitorização de consumo de ågua em cidades e outras aplicaçþes tem ainda KRMH DOJXPDV LQVXͤFLQFLDV QR TXH GL] UHVpeito ao controlo. No entanto as novas tecnologias associadas aos contadores de ågua permitem que este recurso seja controlado de forma mais fåcil e råpida, e ainda de forma PDLV HͤFLHQWH SURPRYHQGR VH XPD UHGXмR de perdas e a otimização dos consumos dos sistemas. Tecnologias de comunicação como LoRa ou GPRs, contadores prÊ e pós-pagos e comunicação AMR são apenas algumas das novidades tecnológicas, associadas aos contadores de ågua que nos permitem, atualmente, a otimização e controlo dos sistemas de bombagem, abastecimento e adução de ågua. Os contadores de ågua prÊ e pós-pagos diferenciam-se pela tipologia do consumo, ou seja, no sistema prÊ-pago a estimativa de consumos Ê paga antecipadamente. Os contadores de ågua prÊ-pagos têm como principais vantagens o facto de serem um sistema independente onde não hå necessidade de www.oelectricista.pt o electricista 67

Figura 1.

rotas de mediação manuais, permitindo a interrupção do abastecimento (total ou parcial) automĂĄtico em caso de falta de crĂŠdito, nĂŁo havendo a necessidade de deslocação para remover o contador. JĂĄ no sistema pĂłs-pago o pagamento ĂŠ efetuado consoante o consumo, e ĂŠ aquele que conhecemos como sendo o sistema “tradicionalâ€? e mais utilizado. No HQWDQWR DV ÂźOWLPDV LQRYDŠ¡HV WHFQROÂľJLFDV vieram permitir que ambos os sistemas prĂŠ H SÂľV SDJRV HVWHMDP GLVSRQÂŻYHLV FRP LQÂźmeras possibilidades de comunicação, entre elas: LoRa, ZigBee, NB-IoT, GPRS, RĂĄdio (RF), Sigfox, GSM, ZL ͤ. Os sistemas de contadores prĂŠ-pagos operam com base num cartĂŁo RFid ou, com uma comunicação direta com o sistema de gestĂŁo. TĂŞm uma vĂĄlvula incorporada para o corte automĂĄtico ou comandado do abastecimento, e possuem ainda uma bateria interna com autonomia atĂŠ 10 anos. Possibilitam D FRQͤJXUDмR GH DODUPHV GH IXJD GH ÂŁJXD modo incĂŞndio, defeito de vĂĄlvula, defeito dos impulsos, overflow, caudal mĂĄximo, entre outros. Tudo associado aos conceitos de telemetria permitem a gestĂŁo verdadeiramente global de todo o sistema, independentemente das localizaçþes. Para localizaçþes mais remotas os contadores prĂŠ e pĂłs-pagos com vĂĄlvula incorporada e comunicação LoRa e, opcionalmente, GPRS sĂŁo a opção ideal para o controlo e monitorização. As vĂĄlvulas de controlo remoto associadas aos contadores tradicionais permitem o real controlo remoto do contador e dos consumos como um todo.

Todo o sistema permite a gestão do parque de contadores, quer de contagem como perͤV GH FRQVXPR 2 VLVWHPD SHUPLWH LQWHUURPper, remotamente, a operação do contador DWUDYV GH SHUͤV GH FRQVXPR

GPRS OU AMR?

Figura 2. Sistema de leitura GPRS.

Figura 3. Sistema mobile AMR.

7RGDV DV FLGDGHV WP DV VXDV HVSHFLͤFLGDdes, muitas vezes atÊ Ê possível encontrarmos diferentes realidades numa mesma cidade, e assim Ê mais do que natural que as tecnologias de recolha de dados tambÊm se adaptem a estas realidades.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.