147
reportagem
almoço com jornalistas SCHNEIDER AFINA ESTRATÉGIA PARA 2017 por Carlos Alberto Costa
Em ambiente informal, João Lourenço, o novo Country Manager da Schneider Electric Portugal falou da sua trajetória pessoal e profissional e traçou os rumos da companhia para o corrente ano. ! " # $ ! ! " %# && ' ( ! ' ) ! * + $ $ ! , * . * / ! ! 0 do ano assumiu o cargo de Country Manager " # 1 ! 2 $ !
$ " # /! 3! $ ! 4 0
6Buildings %
1 #
7 ! /! 8 $ $ ( : $ ; <
7 * ! ! ;2016 terminou com resultados alinhados com aquelas que eram as expetativas da Schneider Electric Portugal.â&#x20AC;?
www.oelectricista.pt o electricista 59
. * ! Country Manager " #
com um reforço paralelo de eixos de atuação que consideramos estratĂŠgicos. Falo, por exemplo, da IndĂşstria 4.0, da IoT (Internet of Things), edifĂcios com emissĂľes Zero ou do reforço do mercado de Data Center e Micro Data Center. Paralelamente vivemos tambĂŠm um momento muito interessante do ponto de vista da mudança de paradigma no setor da construção, com o mercado da reabilitação urbana a crescer. Esses sĂŁo mercados em que estamos presentes e os quais queremos continuar a privilegiar. Referir, ainda, que o facto da Schneider Electric ser uma empresa com uma grande dimensĂŁo e presente em muitos setores, faz com que a atenção dada ao mercado seja sempre numa perspetiva de multiplicidade de valĂŞncias e cruzamento de ĂĄreas de negĂłcio< ! Country Manager da Schneider.
1 !
O FUTURO ESTĂ AĂ?â&#x20AC;Ś ; sa oferta e as nossas equipas Ă evolução do mercado portuguĂŞs que, como se sabe, ĂŠ um mercado maduro. Nesse sentido, a avaliação feita ao ano de 2016 ĂŠ positiva< ! . * / ! ;Para este ano temos vĂĄrias ĂĄreas iden sas linhas de atuação vĂŞm no seguimento da nossa ação em 2016. Ou seja, nĂŁo existirĂĄ uma rotura, mas sim uma continuidade,
2! $ $ *
. * / ! ! !
) $ $ $
> * ? ;Ă&#x2030; claramente uma das tendĂŞncias a que todos estamos sujeitos A maioria de nĂłs possui mais de um dispositivo inteligente em comunicação com o Mundo. Estima-se que atĂŠ 2020, mais de 50 mil milhĂľes de dispositi 20 vezes mais o total de habitantes do planeta. E esta tendĂŞncia nĂŁo trarĂĄ, apenas, uma enorme pressĂŁo para o mundo do IT, mas vai permitir, em muitas ĂĄreas de atividade, transformar os negĂłcios e desenvolver novas oportunidades.â&#x20AC;? ;Outra tendĂŞncia importante ĂŠ a descarbonização. AtĂŠ 2050 teremos um aumento de mais de metade do consumo energĂŠtico face aos dias de hoje. Assistimos a uma forte industrialização e a uma clara tendĂŞncia de migração das pessoas para as cidades. Se continuarmos a aumentar o consumo energĂŠtico no modelo matemĂĄtico que ĂŠ o de hoje corremos o risco de â&#x20AC;&#x2DC;cozerâ&#x20AC;&#x2122; o Mundo. E nenhum netos e bisnetos e deixar o planeta em condiçþes de ser habitado pelas geraçþes futuras< salientou o orador. ;Quero ainda citar um terceiro vetor que tem a ver como a inovação e a sustentabilidade. Na Schneider Electric, por exemplo, investimos nestas ĂĄreas cerca de 5% do nosso